Quanto vale uma central de comunicação?

Este artigo foi escrito pelo Nuno Lapa no Forum Sporting (http://www.forumscp.com/index.php?topic=67066.msg4155993%3Bboardseen#new) mas é tão bom que não resisti a partilhar!

Neste mundo global, massificado pelas redes sociais, caixas de comentários, blogs, tweets, canais de notícias em contínuo onde o escrutínio do real ou fictício é cada vez menor, o desígnio de podermos controlar a mensagem passou a ser real.
Nada disto é obrigatoriamente negativo, qualquer empresa/indivíduo tem o direito de querer transmitir o que pretende sem ruído, para que chegue ao público alvo de forma eficaz e sem interferências.

Porém a centra de comunicação do benfica está no outro espectro da barricada. O objectivo não é comunicar de forma limpa, mas antes condicionar a acção da comunicação social criando verdades paralelas que subvertem a realidade dos acontecimentos. Este é lado negro que eles exploram, com eficácia, até ao tutano.

Encarregue desta tarefa está João Gabriel o homem que passou de responsável pelos discursos do presidente a chefe do departamento de propaganda. Ele guia-se por três grandes desígnios (1) silenciar à oposição, (2) doutrinar os adeptos na arte do pensamento único, (3) dominar o circuito da comunicação.






Uma-a-uma as peças foram sendo encaixadas no puzzle. Rui Gomes da Silva, vice-presidente do clube, ganhou o cargo de comentador na SIC Notícias e cronista semanal n' Abola, acumulando com Fernando Guerra a missão de educar as massas.

No Record, do Grupo Cofina que também controla o Correio da Manhã, João Querido Manha teve uma ascensão meteórica  passando de colaborador a Director. Foram os famosos anos da tentativa de reconversão deste jornal à causa vermelha.
Esta inflexão promovida por JQM teve como consequência a descaracterização da linha editorial desta publicação levando à quebra nas vendas. Afastado do jornal é substituído por António Magalhães, afecto ao Sporting, mas a máquina tinha na reserva Nuno Farinha promovido a sub-Director. Um tipo que não se inibe de aparecer no facebook a festejar os golos do benfica.

Outra estrela da companhia chama-se Octávio Ribeiro. Director do Correio da Manhã, o jornal mais vendido e lido no país, é amigo do peito de João Gabriel e como os amigos são para as ocasiões colocou a redação e a CM-TV ao serviço da “causa”. Não é por isso de estranhar que as notícias que podem prejudicar LFV ou o benfica são publicadas de fininho e sempre que necessário o jornal está disponível para desestabilizar o adversário do momento.

Chegamos a Eduardo Moniz. Um dia teve o sonho de ser vice-presidente do Benfica, aliou-se ao Juiz Rui Rangel e foi chocar de frente contra o grande líder. Resultado desta empreitada, o Juiz entrou para a categoria dos ostracizados, já o Moniz converteu-se e pode realizar o seu sonho, pagando o favor com o cargo de administrador do Grupo Média Capital, fazendo da TVI outro veículo dedicado a transmitir sem ruído a mensagem da propaganda.

Em suma, SIC do Grupo Impresa, CM e Record do Grupo Cofina, TVI do Grupo Media Capital. A central de comunicação consegue o feito de ter pontas de lança nos três maiores grupos de comunicação em Portugal. E como bónus contam com a Abola que nunca escondeu ser um jornal nascido para espalhar a palavra benfiquista.

O fenómeno Pedro Guerra não nasce do acaso. Fez o mestrado na CM-TV para em seguida entrar com estrondo na TVI24, afastando Fernando Seara que, por razões não totalmente esclarecidas deixou de estar nas boas graças de LFV. Outro produto deste canal é a mais recente "estrela" da propaganda o inenarrável Rui Pedro Brás.






A jogar a suplentes estão Diamantino, António Simões e Carlos Janela, acólitos avulso da doutrina vermelha.

Colocada esta tropa no terreno, LFV remeteu-se ao silêncio, ficando a assistir de camarote, não se escaldando nem desgastando a imagem. No meio deste silêncio conveniente, aproveita-se para reescrever a história lavando a imagem de Vieira, elevando-o à condição de homem impoluto e sério que está no futebol português para contribuir para a sua pacificação.

O seu último discurso na CML era tão previsível, que vem no manual "A arte de comunicar para totós".  Eis o resumo da mensagem subentendida desse discurso, eu sou o pacificador, os outros (BdC + JJ) os incendiários e maus perdedores.

Um exercício deveras divertido, mas que não recomendo em excesso devido aos efeitos secundários, é fazer “zapping” nos serões de segunda feira à noite, entre o Dia Seguinte (SIC) e Prolongamento (TVI). Não são raras as vezes que Gomes da Silva e Pedro Guerra debitam exactamente as mesmas frases, tal e qual dois macaquinhos amestrados que levam a lição bem estudada para o circo.

Porém o benfica e João Gabriel não inventaram nada, tudo isto já foi feito. Nos regimes onde a democracia e a liberdade de expressão ficam à porta, o culto da personalidade e o pensamento único é praticado todos os dias.

Qualquer curso de comunicação social estuda este fenómeno que teve em Joseph Goebbels o grande mestre na arte de condicionar e subverter a verdade, criando factos paralelos com o intuito de confundir e fazer prevalecer a "verdade" que queremos vender, na maioria das vezes distante do que realmente aconteceu. Sem querer de forma alguma comparar as duas figuras, vejam a actuação de Pedro Guerra na TVI e está lá tudo. O condicionamento da verdade com a criação de factos paralelos, por vezes usando a mentira sustentada em supostos dados que não existem ou estão distorcidos.

Mas há mais e pior, temos jornalistas encartados que aceitam serem embaixadores da máquina benfiquista. Homens que juraram defender um código deontológico no qual está inscrito que devem ser isentos, independentes, com a obrigação noticiarem factos e não estados de alma, afectos ou preferencias pessoais, recusando estar ao serviço de corporações.

Com a ajuda destas personagens este é o resultado do trabalho realizado pela “máquina” ao longo desta temporada e como ela subverteu a verdade dos acontecimentos, lavando o cérebro do colectivo, inclusive de algum sportinguistas, o que não deixa de ser extraordinário.

A verdade da propaganda. Jorge Jesus ofendeu e tentou humilhar o Rui Vitória chamou-o de mau treinador.

A realidade dos factos. Jorge Jesus tem sido sucessivamente mal-tratado pelo benfica desde que assinou pelo nosso clube. Foi acusado de enviar sms a ex-jogadores e de ter roubado documentos e software do Seixal. Negaram-lhe o ultimo salário colocando-o em tribunal acusado de ter assinado pelo Sporting quando ainda era treinador do Benfica, exigindo-lhe por isso uma indemnização de 14 Milhões de Euros (1 euro por cada adepto). Ao longo desta temporada foram várias as tentativas de desvalorizar o trabalho que realizou no clube. O ultimo acto chega em forma de livro, escrito pelo “insuspeito” Pedro Guerra. Já sobre a história do mau treinador, tudo se resume a uma pergunta intencionalmente mal feita por um jornalista da RTP, que curiosamente nunca mais voltou a colocar os pés na sala de imprensa do estádio José Alvalade.

A verdade da propaganda. As bocas do JJ uniram a equipa do benfica e ajudaram a que ganhassem o campeonato.

A realidade dos factos. O campeonato foi ganho com a ajuda da APAF e do Vitória Pereira. Em 34 jornadas um único cartão vermelho e um pénalti contra, quando a equipa já ganhava por 4-0, marcado nos descontos.

A verdade da propaganda. O BdC fala muito, abusa do FB e isso prejudica a equipa.” (esta até alguns Sportinguistas comem...).

A realidade dos factos. O Sporting fez a melhor temporada da sua história conquistando 86 pontos igualando a marca de José Mourinho no Porto, vencendo na Luz e no Dragão.
Em 6 derbies/clássicos ganhou 5, praticando o melhor futebol da história recente do clube.
Obteve a melhor média de assistências em Alvalade desde a inauguração do novo José  Alvalade (40.000 espectadores) e conquistou o recorde absoluto de taxa de ocupação dos estádios em Portugal com uma marca a decimas dos 80%. (dados oficiais da Liga de Clubes e que estão no site oficial desta entidade).

A verdade da propaganda. O JJ não aposta na formação.

A verdade dos factos. Com RV o único jogador que realmente foi aposta chamou-se Renato Sanchez e ultimamente Elderson fruto da lesão de Julio César. Os outros não passaram de fogachos. No onze do Benfica a base mantém-se à volta dos consagrados que transitaram da época passada. Curiosamente no Sporting, Jorge Jesus, ajudou a crescer João Mário, William e Ruben Semedo. Apostou em Gelson e Matheus que estão a ser preparados para ter outro destaque na próxima época. E na fila estão Podence, Iuri, Wallyson, jogadores mencionados pelo treinador no ultimo Tempo Extra.

O que importa aqui ressalvar é o poder desta máquina. Hoje a verdade da propaganda é verdade reconhecida nos cafés e nas conversas de amigos. Excepto alguns sportinguistas zelosos que lutam para impôr a verdade dos factos à propaganda, nas ruas impera a verdade da central de comunicação do Gabriel, Octávio, Guerra & Guerra Associados.

É difícil, extenuante, e quase inglório batalhar contra isto. Mas é imperativo que se faça.

No futebol jogado, as forças estão agora mais niveladas, falta dotar a estrutura do Sporting de capacidade para impôr a verdade dos factos. Não se entenda que temos de combater a máquina de propaganda do benfica, criando a máquina de propaganda do Sporting, porque seria algo que bateria de frente contra os valores e princípios do nosso grande clube. Pretende-se sim, criar condições para denunciar a distorção dos factos, impondo a verdade tal qual ela é, sem duplos sentidos. E isto meus senhores, é muito, muito difícil.

Eu não tenho dúvidas absolutamente nenhumas que Bruno de Carvalho sabe como tem sido condicionada a mensagem do clube, pelo ruído que é criado à sua volta distorcendo e adulterando o que diz. E não, não é estando calado, fingindo-se de morto, como alguns acham que devia ser, que este combate se ganha.

Jorge Jesus relembrou-o na ultima entrevista no Tempo Extra, mais que arbitragem, controlar a comunicação ajuda a ganhar campeonatos. E porquê? Porque as tropelias dentro de campo são “lavadas” pelas vuvuzelas, ora negando as evidencias, ora pegando em lances de favorecimento aos clubes rivais (que inevitavelmente acabam sempre por acontecer), dando-lhes um destaque e importância que não têm, conseguindo a tal subversão dos factos.

Aconteceu isto no golo do Slimani contra o Moreirense. Está ainda hoje por provar que o argelino estava fora de jogo, mas nas ruas ninguém se esquece do golo em fora de jogo “escandaloso” que ele marcou. E com isto branqueou-se dezenas de lances duvidosos que favoreceram o benfica. É assim que trabalha a propaganda.

E é esta montanha que BdC tem escalar quase todos os dias para ser ouvido e levado a sério. Acaba por ser preocupante existirem Sportinguistas que se deixam levar na propaganda e dão mais importância ao que dali saí que ao que diz e escreve o nosso Presidente.

A Central de Comunicação existe e está a funcionar a todo o vapor, como aliás já se começou a ver com os valores astronómicos que vão fazer em vendas, sendo o Carrillo uma belíssimo exemplo.

Cabe aos Sportinguistas aprenderem a separar o trigo do joio, e nunca esqueceram uma máxima que Bruno de Carvalho já mencionou mais que uma vez. Quando lerem noticias sobre o Sporting, verifiquem quem a publica, quem a escreve e quem pode ganhar com ela.

Termino com uma ultima mensagem em forma de grito. Abram os olhos, e não se deixem condicionar pela propaganda.


Partilha no Facebook e ajuda a desmascarar o sistema!




Comentários

  1. excelente texto.
    mas ha coisas que são como escreve, uma propaganda e controlo da comunicação social do mais podre e corrupto que existe, digno de pais de 3 mundo. mas ha coisas em que tivemos culpa.. ha coisas que nos pusemos a jeito. ha coisas que aconteceram durante a época, culpa nossa que lhes deu força para falar, força para criticar e disfarçar a podridão que vai dentro da casa deles.. a maquina esta montada ha imenso tempo.. não é de agora.. simplesmente temos de ter uma tactica para não lhes dar importância nem lhes dar conteúdos para eles nos poderem atacar.. claramente antes éramos uns coitadinhos, agora somos vistos como real ameaça.. e por isso vamos ser fortemente atacados.. resta-nos saber lidar com isso e ignorar... o presidente nao pode ser ele a responder aos cães de fila.. o presidente é a figura que representa o clube.. a posição dele é vista como a posição do clube.. e se a posição do clube contra fundos empresários e toda a podridão do futebol, merece todo o meu apoio e admiração, entrar em debates com todo e qualquer Pedro Guerra desta vida, que nao se importam de ser vistos como nojentos, é prender credibilidade.. é gastar a imagem, é denegrir a imagem do clube e reputação.. é preciso arranjar um director de comunicação que nao tenha papas na lingua e que sempre que seja preciso responder, seja ele a vir a publico.. sempre que seja preciso atacar, seja ele a vir.. sempre que seja preciso deitar a baixo seja ele.. ele e mais 4 ou 5 que tenham direito a opinião nos programas televisivos sobre futebol.. isto tem de ser orquestrado.. tem de ser ensaiado.. nao custa nada na semana anterior ao programa haver reuniões sobre o que debater.. ou o director de comunicação enviar um simples email com os temas a abordar e a maneira como defender o clube mediante pergunta e/ou acusação da oposição.. tudo isto é organização e tudo isto nao custa nada fazer.. o presidente e o treinador nao estiveram bem durante a época.. se verdade é que os árbitros continuam a levar o benfica ao colo, nao menos verdade é que tivemos culpa na maneira como catamos de galo e gozamos com eles durante a época.. resultado demo-lhes força.. nao tenham duvida que se nao fosse graças a isto, por muita corrupção que houvesse eles nao teriam forças nas pernas nem anímicas para chegar sequer a area e cair para ser marcado um pénalti.. tivemos muita culpa sim.. que esta época sirva de lição.. estamos a crescer e a evoluir, mas ainda ha muito por onde melhorar..

    SL

    ResponderEliminar
  2. Muito bom!
    A capacidade de síntese que algumas pessoas têm é uma característica que invejo. Nuno Lapa diz tudo, embora ache que falta só o detalhe da rtp também contribuir para a festa...
    http://misterdocafe.blogspot.pt/2016/05/a-liga-da-propaganda.html
    http://misterdocafe.blogspot.pt/2016/05/a-liga-da-propaganda-parte-ii.html
    SL

    ResponderEliminar
  3. Acho muito bom o texto embora tenha esquecido a parte mais antiga da "máquina" que está instalada na RTP há já muito tempo. Essa é pior porque é paga com o dinheiro dos Sportinguistas.No desporto da RTP só entra quem tiver cartão vermelho e alguns o azul para dar um ar de pluralismo. Reparem que se dão noticia de um triunfo dr algum atleta o mesmo só é mencionado como tendo um clube se esse for o carnide. Os judocas que vencem são só os do carnide , e por aí fora um ror de exemplos.
    Nos programas de debate que as estação tem faz sempre quetão de ou ter um "sportinguista" com desejos de imparcialidade ou então nem isso.

    ResponderEliminar
  4. Grande texto e melhores comentários.

    A RTP sendo um cancro vermelho no que ao desporto diz respeito, confio no nosso presidente da republica para dar cobro a esta farsa e outras que por lá se arrastam.
    Sempre na expetativa de um melhor Portugal.
    Viva o Sporting Clube de Portugal.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário