2016-09-08



Devil is in the details



O Diabo está nos detalhes. Nas pequenas coisas que esquecemos de confirmar. Nos curtos momentos em que escolhemos confiar que nada de mal pode acontecer. O Diabo está nos detalhes e cada vez há mais consequências desses detalhes que vamos deixando passar.

Em 1959/60 o benfica foi campeão com uma diferença de 2 pontos.


À 11ª jornada há um Sporting - benfica que termina com um 1-1.

O Sporting marcou primeiro (aos 55 minutos) mas o benfica acabaria por empatar, 4 minutos depois, com um golo ilegal de José Augusto. Golo tão  ilegal que o próprio José Augusto veio confessar anos depois a sua irregularidade e filha-da-putice.
“quando o Fernando Mendes me ultrapassa dou-lhe um toque no pé, ele espalha-se ao comprido (…) e eu faço o golo”



Tudo bem. É só um golo. É só um jogo. É só uma época. Mas não! Nesta altura os jogos valiam 2 pontos e, relembro, o Sporting acabaria essa época a 2 pontos do benfica. Com menos um ponto para o benfica e mais um para o Sporting teríamos acabado em igualdade pontual. Com igualdade pontual seria usado um critério de desempate baseado na diferença de golos e o Sporting tinha uma diferença de 61 golos enquanto o benfica tinha de 48. O Sporting teria sido campeão!

Mas é só um campeonato? Não! É o campeonato que dita toda a diferença na história do futebol português!

"Porquê?" - perguntam vocês. A resposta é simples: O benfica, enquanto campeão em título, foi o clube que representou Portugal na Liga dos Campeões e acabou por a conquistar.
Reparem como um detalhe muda tudo. Sem aquele golo não teriam sido campeões. Não sendo campeões nunca estariam na Liga dos Campeões e, consequentemente, nunca a teriam ganho!

Mas o que é que isso interessa agora? Tudo!

Tudo? Tudo! Sim, tudo! Já há 57 anos que este tipo de coisas acontecia. Pequenos erros. Pequenos "detalhes" que desvirtuavam a verdade desportiva. Quando a equipa não dá, o árbitro tá uma mãozinha ou faz de conta que não vê uma falta que leva um adversário a "espalhar-se ao comprido".

Mas porquê hoje?

Porque amanhã o benfica vai jogar contra o Arouca e tem os seus 3 pontas de lança lesionados. No entanto o árbitro é o Fábio Verissimo e eu tenho a certeza que há-de haver um detalhe que lhe há-de escapar e fará com que haja mais uma vitória com colinho! Afinal de contas não se pode fazer nada para que o benfica não seja campeão, não é?

É o futebol e o país que temos. O Diabo escondido em cada um destes detalhes. O futebol está podre? Não! Sempre esteve! E a imprensa sempre foi conivente com isso.



Nota: Este post foi baseado num artigo escrito pelo João Sousa e que pode ser lido aqui.



4 comentários :

  1. "...este ano vamos mexer todos os meios para o grande objetivo... O tetra " - Luis Filipe Vieira à Btvi

    ResponderEliminar
  2. Quase que aposto que amanhã aparece um qualquer "detalhe" que possa dar a vitoria ao benfica.

    Algum dia eles poderiam ficar a 5 pontos do lider (se nós vencermos) com apenas 4 jornadas decorridas?

    ResponderEliminar
  3. Só um pequeno pormenor... O carnide nunca ganhou nenhuma Liga dos Campeões, mas sim Taça dos Clubes Campeões Europeus... É que se eles quiserem dizer que ganharam a LC não podem reclamar de nós pedirmos os 4 cCmpeonatos de Portugal

    ResponderEliminar
  4. Caro Pedro Soares,

    Os 4 campeonatos que pedimos deriva do facto de termos ganhos os campeonatos oficiais, para a altura, e que foram atribuídos ao Carnide por ter vencido os experimentais.

    ResponderEliminar