2016-09-01



Uma prestação brutal no mercado


Há muitos anos que não me sentia tão entusiasmado com o mercado de Verão. É um exercício engraçado tentar perceber as motivações de quem chega e de quem vai (até de quem fica). E é importante realçar que o Sporting conseguiu manter no seu plantel 3 dos 4 Campeões Europeus.


Antecipação

"Antecipação" foi a palavra chave no Sporting. Por muito que queiram fazer parecer que o Sporting perdeu este ou aquele jogador para o clube x ou y, a verdade é que o Sporting teve sempre uma alternativa para as vendas que estavam a ser consideradas. Bas Dost chegou a Alvalade na iminência da saída de Slimani. Um jogador fisicamente semelhante e com um igual (ou superior) jogo aéreo. Mal houve dúvida sobre a permanência de Adrien (já lá vamos), Bruno de Carvalho mexeu-se e trouxe Elias (também já lá vamos). Teo e Barcos foram substituídos por André e Castaignos. Naldo por Douglas. Todas as saídas foram colmatadas com jogadores de igual ou superior qualidade. E até conseguimos Campbell e Markovic para o lugar deixado em aberto por João Mário. E isso é brutal tendo em conta que se gastou MUITO menos que o que se ganhou.

Fonte: A Bola


E o que é que se ganhou?

Aproximadamente 77 milhões que se podem transformar em 87 se os objectivos de Slimani e João Mário forem cumpridos! Para quem não percebeu bem o que se passou nos últimos dias: O Sporting fez mais dinheiro que no somatório dos últimos 6 ou 7 anos (não tive paciência para ir fazer as contas). E só o João Mário rendeu mais que o somatório de Nani e Cristiano Ronaldo (MELHOR JOGADOR DO MUNDO!).

Fonte: Record

E, acreditem ou não, isto foi o que mais magoou os nossos adversários e a própria oposição interna! Primeiro porque é possível fazer negócios de MUITO DINHEIRO sem Jorge Mendes e depois porque o Sporting gerido por totós acabou de vez! Há uma vontade e essa vontade é a do Sporting Clube de Portugal! A vontade de uma direcção lá colocada pela maioria dos sócios! A vontade do Sporting Clube de Portugal ser o GRANDE Clube que sempre foi. E este mercado provou isso!
Slimani saiu por 100 (CEM) vezes o valor de compra! CEM! CEM! (Mas hei-de dedicar um post a isto) CEM!

Epah mas então e a Formação, o Adrien e o Elias...

Demasiado assuntos para uma pergunta só! Inspiremo-nos no doutor Lecter e fatiemos os assuntos:

Formação

Não me passa pela cabeça que Gelson Martins deixe de ser titular! O Sporting tem muitas e boas soluções neste momento mas estamos em 4 competições relativamente longas e desgastantes. Com jogos de 3 em 3 dias muito em breve e Gelson é um jogador de características únicas: é rápido e com drible mas também abnegado na hora de defender. Para mim é ele o dono do corredor direito e irá dar-nos muitas alegrias. Semedo também me parece o central titular e que Douglas, pelas suas características, vem para lutar com Coates. Matheus manteve-se no plantel para ser usado como joker. A aposta na formação continua e continuará sempre! É uma das bandeiras do Sporting. Sei que muitos vão dizer que se emprestou Podence e Iuri mas reparem que os empréstimos de Campbell e Markovic são apenas de um ano. Tempo de Podence e Iuri amadurecerem e voltarem para lutar por um lugar novamente.


Adrien

O Capitão foi citado num jornal com pretensões de sair. Errou? Talvez. Mas não me parece um erro de gravidade elevada. Sempre foi profissional e até as palavras citadas mostraram um grande amor e respeito ao Sporting Clube de Portugal. Da mesma maneira que o Capitão Adrien Silva não esqueceu os muitos anos que aqui viveu nós também não vamos esquecer todas as coisas boas que ele fez por nós em campo. Se alguém tiver dúvidas sugiro que vá rever aquele jogo contra o Schalke a 21 de Outubro de 2014 para perceber o quão importante é o Capitão em campo!

Post colocado hoje por Adrien no Facebook.


Elias

Não posso ser hipócrita. Fui daqueles que ficaram felizes por Elias sair! A sua primeira época tinha sido interessante mas a segunda deixou muito a desejar (a própria época do Sporting foi lastimável). Mas Jorge Jesus pediu e Bruno de Carvalho achou que fazia sentido. Se eles acham eu também acho! Elias é um jogador rápido e tacticamente muito evoluído. Traz maturidade e maior capacidade de condução de bola (coisa que eu acho ter sido determinante na vitória sobre o porto na última jornada). E, acima de tudo, aceitou humildemente o regresso. Querem maior prova que está comprometido com o Sporting?


E o que se gastou!?!?

Gastou-se mais que nos últimos anos, é um facto! Mas quando perdes um dos melhores médios do campeonato e o melhor avançado que nos últimos anos passou pelo Sporting tens que ir buscar substitutos à altura. Bas Dost custou 10 milhões (meio-jimenez) mas é um investimento relativo pois vem com credenciais suficientes e vem substituir alguém que saiu por 3 vezes mais. De realçar que, numa altura em que a Europa suspira por criativos, Campbell e Markovic (dois fantasistas) chegaram por empréstimo. Contratámos, para além de jogadores, reforços! Elementos que no onze ou do banco farão a diferença no Sporting.



Temos obrigação de ser campeões?

Não! Temos obrigação de entrar em campo todos os jogos com vontade e atitude para ganhar! Temos obrigação de discutir cada jogo até ao último segundo. A obrigação está do lado do benfica (que é campeão em título e investiu mais 40 milhões no plantel) e do porto que vai há 3 anos que não ganha uma beata e depois de mais de 100 milhões nos últimos 3 anos meteu mais 30 na mesa.


Sem comentários :

Enviar um comentário