Violência em Alvalade



Os defesas centrais são a última linha antes do guarda-redes e, consequentemente, mais expostos a fazer aquele último corte ou, caso falhe, aquela falta feia.


Uma das chaves do empate para o campeonato em Chaves foi a expulsão de Ruben Semedo. Foi a sua segunda expulsão esta época por acumulação de amarelos e soma, até ao momento 7 cartões em 1298 minutos jogados para o campeonato. Normal para um central jovem e à procura do seu espaço? A lógica diz-nos que sim mas no futebol português a lógica pode ser considerada overrated e, como tal, usemos a prática!

O central há mais tempo no activo em portugal é Luisão que soma 27675 minutos ao serviço do benfica na Primeira Liga e viu um total de 73 cartões (379 minutos por cartão). Foi expulso duas vezes por acumulação de amarelos e outras duas por vermelho directo em 14 épocas. O peso da experiência? Já lá vamos…



O Sistema mudou de côr
Antes da época de 2012/13 Luisão via um cartão, no máximo, a cada 360 minutos. Em 2012/13, Luisão apenas viu um cartão a cada 540 minutos (~6 jogos). Nas duas épocas seguintes (as tais do colinho), Luisão viu um cartão a cada 838 (~9.3 jogos) e 1341 (~14.9 jogos) minutos respectivamente. Em 2015/16 ele mal jogou e a média diminuiu mas, já esta época, voltou a subir para os 898 minutos (~10 jogos) até ver um cartão.

Ainda há dúvidas que o sistema mudou de côr nos últimos anos? Mas não só mudou como perdeu todo o pudor que alguma vez pôde ter.



Como Luisão é um exemplo dos benfiquistas para tudo o que é bom (menos quando têm que lhe meter as culpas em cima por algum motivo) analisemos os outros centrais do benfica:



A primeira época de Jardel na Luz tem parâmetros relativamente normais à primeira vista mas dos 8 cartões, que viu nessa época, apenas 3 foram ao serviço do benfica. Os outros 5 foram ainda no Olhanense. Na época do colinho máximo temos um padrão semelhante ao de Luisão: São precisos mais de 900 minutos para ver ver um cartão. Lisandro está dentro da média benfiquista mas Lindelof bate todos os records: Esta época viu um amarelo a cada 1440 (!) minutos. Deveras impressionante.


Já os defesas centrais do Sporting nas últimas épocas têm os seguintes números:

O vencedor claro é Marcos Rojo com um cartão a cada 174 minutos. Podemos argumentar que Rojo é um tipo impetuoso mas tem até ao momento (duas épocas e meia) 12 cartões na Liga Inglesa, tantos como os que viu na primeira época ao serviço do Sporting! E até Coates (o nosso central com melhores números) vê cartões mais rapidamente que QUALQUER um dos centrais do benfica.

Mas o grave é que isto não se resume apenas aos centrais. Até os avançados do Sporting têm números piores que os centrais do benfica.




Muitos dirão que Slimani também é um jogador impetuoso e que forçava muito o contacto mas o que dizer de Bas Dost que é um jogador que apenas foge às desmarcações durante o jogo e vê um amarelo a cada 393 minutos?

Abaixo um ranking global com os minutos que um jogador demora até ver um cartão. 
Luisão* - Incluí as 14 épocas
Jardel* - 5 cartões foram ao serviço do Olhanense
Tirando Bas Dost, todos os jogadores do Sporting demoram (MUITO) menos tempo a ver um cartão amarelo que um jogador do benfica e isto é uma tendência que se vem mantendo ao londo das últimas épocas. Não é uma questão de táctica porque há um treinador em comum em algumas destas épocas e, muito menos, é uma questão de experiência porque temos centrais com vários níveis de experiência em análise por parte de ambas das equipas. Isto é uma questão de critério! E o critério é evitar ao máximo mostrar cartões a jogadores do benfica!
Pensam que isto não faz diferença? Imaginem o Lindelof a ver um amarelo a cada 223 minutos...
E assim se condicionam jogos e assim se ganham campeonatos!
Os jogadores para jogarem no Sporting devem ter que fazer um exercício ao estilo Kobayashi Maru para se habituarem à ideia de no-win scenario no que toca à arbitragem em Portugal.



Os números aqui apresentados foram retirados do site zerozero e só dizem respeito aos jogos no campeonato português. Um obrigado ao Artista do Dia por me ter ajudado na compilação dos mesmos!





Comentários

  1. Bom trabalho, é sempre bom analisar estas estatísticas, seria interessante comparar também com os centrais do Porto e Braga. Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Boicote a jornais, sporttvs e programas desportivos. Não há cá pão pars malucos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário