À conversa com o Cherba

O nosso convidado de hoje é o dono da Tasca mais respeitável do país e o melhor blogue leonino de 2015. O Cherba, da Tasca do Cherba, aceitou uma pequena troca de ideias sobre as eleições e o estado actual do Sporting. Uma entrevista sem complexos nem papas na lingua mas cheia de Sportinguismo.


O nosso convidado de hoje é o dono da Tasca mais respeitável do país e o melhor blogue leonino de 2015. O Cherba, da Tasca do Cherba, aceitou uma pequena troca de ideias sobre as eleições e o estado actual do Sporting. Uma entrevista sem complexos nem papas na lingua mas cheia de Sportinguismo.

És um bastião da defesa do Sportinguismo, o que te motiva a escrever diariamente?
Em primeiro lugar é, precisamente, essa vontade de preservar e exaltar o Sportinguismo. De ajudar o meu clube a ser cada dia maior, sabendo, obviamente, que o meu posicionamento pode não agradar a todos. Aliás, sinto, muito sinceramente, que esse é um dos grandes desafios que se me colocam: manter-me como uma espécie de desalinhado. Foi isso que me trouxe do Cacifo à Tasca, foi isso que se tornou traço distintivo. As pessoas sabem perfeitamente o que eu penso, como penso, quem apoio, mas valorizam o facto de tudo isso se expressar de forma personalizada, recusando o "assobiar para o lado". É esse o Sportinguismo que procuro transmitir.
Depois, incontornavelmente, os milhares de Sportinguistas que seguem a Tasca, cerca de seis mil diariamente, são motivação para continuar. Há muito que isto ultrapassou o ser um blogue para transformar-se em algo que tem reflexo na vida real. Há uma paixão comum que une pessoas por todo o mundo, pessoas que vivem o Sporting de formas diferentes e que aqui encontram um ponto de encontro quando não se encontram pessoalmente. Ser um dos motores dessa paixão é uma missão que me traz uma responsabilidade e um prazer acrescidos, ainda para mais numa altura em que parece ter-se implementado uma moda ridícula em que é cool medir o Sportinguismo.

Que opinião tens sobre a restante blogosfera leonina?
Não vou referir nomes porque corro o risco de esquecer-me de algum, mas a blogosfera leonina, na qual incluo algumas páginas de apoio e outros projectos que vão surgindo com maior força através do twitter, tem altíssima qualidade. O segredo para que essa qualidade se mantenha e continue a aumentar está, precisamente, na capacidade que cada um dos autores tenha de fazer sobressair a sua identidade.
Vivemos tempos em que os bastidores do desporto, nomeadamente do futebol, se jogam muito ao nível das redes sociais. É incontornável. Falamos de um meio de comunicação de massas que, a seu tempo, esmagará o próprio conceito de televisão tradicional e vejo-o pela minha filha que, com sete anos, não teria problema algum em ver tudo o que tem a ver num tablet ou num telefone. Não admira, por isso, que surjam cada vez mais páginas cujo conteúdo é trabalhado pelos próprios clubes e difundido por uma "marca catchy", bem divulgada por meia dúzia de pessoas que estão presentes em dezenas de grupos (sim, criar grupos e estar em grupos, influenciando opiniões e recolhendo estados de alma, posteriormente passados a quem de direito, faz parte do trabalho de pessoas dos mais variados clubes, incluindo o nosso).
É a chamada massificação de guerrilha, com o risco de nos sentirmos saturados de mensagens panfletárias. É neste cenário que se torna tão importante cada um destes blogues ou destas páginas preservarem a sua identidade e a sua forma de viver o Sporting, oferecendo alternativas a um público tremendamente eclético.




E como vês o actual estado do Sporting (tanto futebol como modalidades)?
Bem, se fosse sempre como este fim-de-semana seria um sonho! Ainda há coisa de uma semana o atletismo limpou tudo no nacional de pista coberta e este é um daqueles anos onde terão que ser as modalidades e os escalões de formação do futebol a dar-nos alegrias. Não é fácil gerir uma situação destas, pois todos sabemos o peso que o futebol tem, mas acaba por ser mais uma missão para toda a nação leonina: perceber que o Sporting é muito mais do que futebol e conseguir transmiti-lo às gerações mais novas.
Há tanta modalidade com as nossas cores que podemos formar personalidades capazes de valorizarem o clube na sua plenitude e de o sentirem como algo realmente grande, bem maior do que o futebol. Aliás, só assim se explica que com quatro campeonatos em quarenta anos tenhamos centenas de milhares de crianças a vestirem a verde e branca, como ficou bem expresso naquele momento fantástico que foi o primeiro jogo de futebol feminino realizado em Alvalade.
Mas voltando à tua pergunta, penso que o Sporting vive a ânsia de ganhar. Tudo. Todos queremos isso, do presidente ao adepto menos expansivo. Consegui-lo é algo que leva tempo, que dá muito trabalho a alcançar tal como dá muito trabalho passar essa mensagem de ser necessária paciência. Esta época é uma tremenda desilusão no futebol, isso é incontornável e extensível à equipa B (pode ser que tenham acordado com a vitória frente ao Aves), embora sejam altas as expectativas em relação às camadas jovens e a recuperação do futebol feminino mereça prolongado aplauso. Mas, depois do atletismo, acredito que o futsal, um excelente exemplo de organização e crescimento sustentado, voltará a dar-nos imensas alegrias, sem esquecer projectos como o ténis de mesa ou os desportos adaptados, algo que qualquer Sportinguista deve orgulhar-se. Há longos caminhos a percorrer no rugby e no basquetebol, veremos se o ciclismo nos reserva alguma boa surpresa depois da boa prestação na Volta ao Alentejo. O andebol ainda vai a tempo de endireitar as escorregadelas (não faltam recursos humanos de qualidade para isso) e o hóquei merece que se tente manter a base criada este ano, incluindo o treinador, para voltar a sagrar-se campeão nacional.


Quais os pontos altos e baixos destes últimos 4 anos?
Vou resumir, muito, esta resposta, porque nestes quatro anos existe diversa obra feita, tanto a nível financeiro, como a nível de infraestruturas, como, obviamente, a nível desportivo. E, por isso, te digo que o melhor destes quatro anos é teres conseguido reconstruir uma casa em escombros e que vias o risco de ser penhorada e de te obrigarem a pegar na trouxa e a recomeçares assente na força daqueles que te apoiam nos bons e nos mais momentos.
O pior vem, incontornavelmente, associado ao péssimo ano futebolístico, agravado pelo sentimento crescente de que o futebol se joga mais nos bastidores do que no relvado. Ainda assim, onde quer que jogue a nossa equipa, as bancadas enchem e pintam-se com as nossas cores, como que deixando uma mensagem clara: apesar do cansaço fazer com que alguns Sportinguistas já nem se importassem de ganhar utilizando estratégias menos dignas, a maioria sente orgulho nessa luta de defesa do mérito. Essa máxima é um dos maiores legados que podemos deixar a todas as crianças a quem vamos passando esta paixão.

Com o teu passado, que conselho tens para a comunicação do Sporting?
Mais paixão. Mais Sporting. Faz tanta falta...




E as eleições?
Será inacreditável outro desfecho que não a reeleição de Bruno de Carvalho. Porque merece a oportunidade de tentar consolidar o trabalho que fez e transformá-lo em muito mais vitórias. E porque o outro candidato tudo tem feito e dito para merecer ser derrotado.

O que podia dizer PMR para conquistar o teu voto?
Podia começar por saber a data de uma gravação que quis utilizar para voltar a atacar, a nível pessoal, o outro candidato. Alfinetadas à parte, por mais que se esforçasse Pedro Madeira Rodrigues jamais conseguiria o meu voto. Além dos tiques que fazem lembrar o pior de alguns ex-presidentes e ex-candidatos, além de uma campanha assente no ataque pessoal que nos fez regressar a 2011, estamos a falar de alguém que apresenta total ausência de carisma e que, aos meus olhos, surge como o rosto de um conjunto de interesses camuflados. No fundo, se tivesse que votar nele... votaria em branco.

E Bruno para o manter?
Conforme disse, sou da opinião que Bruno de Carvalho merece a oportunidade de poder trabalhar sobre o chão de uma casa reerguida por ele e pela equipa que escolheu. É esse o seu maior mérito. O próximo passo será saber não se desviar do rumo escolhido. E rodear-se das pessoas certas para construir o tecto e decorar as paredes com imagens de conquistas em todas as modalidades.

Sou da tua opinião que não podemos estar sempre junto da política "zero ídolos" e, como tal, qual é o teu grande ídolo do actual Sporting?

A política "zero ídolos" é um disparate de adultos amargurados. Como é que se diz a uma criança que era o que mais faltava era usar uma camisola do Patrício, do Coates, do Adrien, do William, do Gelson, do Thunder Dost; que era o que mais faltava era querer ser um Girão ou um Asanin, que não pode saltar como a Mamona, marcar golos como a Solange, ir a todas como a Capeta, que não pode usar um carrapito como o João Matos ou gritar como o Nuno Dias?
Deixem-se de recalcamentos e aproveitem o tanto de bom que os nossos profissionais nos dão para cativar, cada vez mais, os mais novos! De caminho, deixem as amarguras de lado e sejam um bocado mais crianças.

Já não vamos ter muitos jogos até ao final do campeonato. O que esperas da equipa e de JJ?
Que ganhem os 11 jogos que faltam, se possível com laivos de bom futebol, que o Bas Dost seja o melhor marcador e que no fim se façam as contas. Poderia acrescentar que gostava de ver serem lançadas as bases para o próximo ano e que essas bases passassem por jogadores como Matheus Pereira ou Francisco Geraldes, mas... se quiseres um dia destes falamos sobre o futuro com JJ e de JJ. Dá, só por si, uma entrevista :)
Fica combinado! Obrigado pelo teu tempo, sei que foi duro. Abraço e que seja o Sporting o grande vencedor das próximas eleições.

COMMENTS

BLOGGER: 6
Loading...
Nome

#NósAcreditamosEmVocês,1,1955-56,1,1º de Agosto,2,4-0,1,50 bilhetes,1,a bola,3,A Tasca do Cherba,1,Abrir de Pernas,1,Adão Mendes,2,Adeptos,1,Adrien,1,Adrien Silva,6,Agredido,1,Agressão,3,Alan Ruiz,5,Ali Ghazal,1,Aly Ghazal,1,amarelos,1,Ameaça,1,Ana Borges,1,Análise Jornais,1,Andebol,2,André Geraldes,1,André Horta,1,André Martins,1,André Ventura,1,Angelo Girão,1,Angola,3,Antena 2,1,Antero Henrique,1,António Costa,1,António Nobre,1,António Salvador,1,APAF,1,Apito abençoado,6,apito amolgado,8,Arbitragem,4,Árbitro Agredido,1,Árbitros,1,Arouca,1,Arouca - Sporting,1,Arsenal,2,Artur Soares Dias,2,Assassinato,1,Asselam Khan,1,Atitude Acicatada,2,Aubameyang,1,Augusto Inácio,2,Aurélio Pereira,1,auto-golo,1,autogolo,1,Bafiento,1,Bar do Aeroporto,1,Barcelona,1,Bardamerda,1,Bas Dost,12,Battaglia,2,Belenenses,1,benfica,6,benficagate,3,Bernardo Silva,1,BES,1,Bloggers,2,Boavista,1,Boicote,1,Boloni,1,bordel encarnado,3,Borussia,1,Borussia de Dortmund,1,Bota de Ouro,3,Braga,4,Brahimi,1,Briefing,1,briefings,2,Bruma,1,Bruna Costa,1,Bruno César,4,Bruno Costa Carvalho,1,Bruno de Carvalho,17,Bruno Esteves,1,Bruno Fernandes,1,Bruno Paixão,2,Bruno Paulista,2,Bryan Ruiz,5,BTV,2,CA,1,Cabo Verde,1,Cadernos Eleitorais,1,Calheiros,1,Campbell,1,Campeões,1,Campeonato da Mentira,1,Canelas,1,Capitão,1,Cardinal,2,Carlos Barbosa,1,Carlos Deus Pereira,1,Carlos Janela,3,Carlos Mané,2,Carregados do benfica.,1,Cartilha,6,Cartilheiros,2,Casa das Modalidades,1,Casemiro,1,Castaignos,1,Castigados,1,Castigo,1,Cédric Soares,2,Central,1,Centralização Direitos,1,Chico de Oeiras,1,Claques ilegais,1,Cleaner,1,CMTV,1,CNPD,1,Coação,2,Coates,2,Cofina,1,Colinho,2,Colômbia,1,comentadores,1,Comissão Arbitral,1,Comunicado,1,Conselho de Arbitragem,1,Conselho Disciplinar,1,Conselho Leonino,1,Contratações,1,cópia,1,Coragem,1,Correio da Manhã,6,corrupção,2,cosme damião,1,Cosmos,1,Costa Rica,1,Cozinhar,1,Cristiano Ronaldo,5,Croquetes,1,Daniel Carriço,1,Daniel Podence,4,Dante,1,David Bana,1,David Fernande,1,Debate,1,deboche,1,Deixa-me rir,1,democracia,1,Derby,3,Deyverson,1,dia seguinte,1,Diamantino Miranda,1,Diana Silva,1,Diego Ivo,1,Dieguinho,1,ditadura,1,Dívidas,1,Do Jornal,23,Doyen,2,ecletismo,1,ederson,1,eficácia,1,Eficaz,1,Eleições 2017,12,Eleições Setúbal,1,Elias,1,elogios,1,emails,3,Emidio Fidalgo,1,Emprestados,1,Empréstimo,1,Engodo,1,Entrevista,6,Equipa B,8,Erros,2,Escutas,1,Esgaio,2,esquiça,1,Estádio da Luz,1,Estado Lampiânico,5,Estoril,1,Estugarda,2,Euro2016,3,European Cup,1,Europeu Sub21,1,Eusébio,2,Expresso,2,Fábio Coentrão,2,fail,1,Fátima Pinto,1,favores,1,Federação,1,Fernando Gomes,1,fernando guerra,1,Fernando Madureira,1,Fernando Oliveira,1,Fernando Pessoa,1,Final Four,1,First Goal,1,First Goal Champions League,1,First goal ever of UCL,1,Fontelas Gomes,1,Formação,6,Fortino,1,FPF,1,Francês,1,Francisco Geraldes,5,Francisco J. Marques,1,Fransérgio,1,Freamunde,1,frete,1,Fuga ao Fisco,1,fundação benfica,1,Fundação Sporting,2,Futebol Feminino,1,Futsal,2,gala,1,Gauld,1,Gelson Dala,5,Gelson Martins,5,Gigantes de Mangualde,1,Godinho Lopes,1,Goleador,2,Guião Certo,1,guilherme cabral,1,Hadi Sacko,1,Hoquei,1,hóquei em patins,1,Hugo Alegre,1,Hull City,1,Humildade,1,Humor,4,Imprensa,1,inatel,1,Incapacidade,1,Incêndio,1,Infantino,1,Injustiça,1,Insónias em Carvão,1,inter Movistar,1,IPDJ,1,Iuri Medeiros,3,Jaime Antunes,2,Jaime Marta Soares,2,Jefferson,3,jeitinhos,1,Jérémy Mathieu,1,Joana Marchão,1,João Baptista Martins,1,João Leal,1,João Mario,3,João Mário,2,João Moutinho,3,João Nuno Coelho,1,João Palhinha,1,João Pinheiro,2,Joel Campbell,2,jogo da mala,2,Jogos Olímpicos,1,Jonas,1,Jorge Coroado,1,Jorge Ferreira,2,Jorge Jesus,20,Jorge Mendes,2,Jorge Palma,1,Jornais de Hoje,1,jornal Sporting,2,jornalixo,6,José Eduardo,1,José Ferreira Nunes,1,José Fonte,2,José Manuel Meirim,1,José Maria Ricciardi,2,José Marinho,2,José Pinto,1,José Szabo,1,Jozsef Szabo,1,Julio César,1,Junior de Barranquilla,2,Juniores,1,La Liga,1,Lança de África,1,Lateral Esquerdo,1,Layún,1,Leeds United,1,Leixões,1,Leonardo Ruiz,1,Lesão,1,Lidelof,1,Liga,2,Liga dos Campeões,2,Liga NOS,2,Liga Portuguesa,1,Liga Voucher,1,Lista A,1,Lone Star,1,Lopetegui,1,Luc Castaignos,1,Luciano Gonçalves,1,Lúcio Correia,1,Lugar à disposição,1,luis aguilar,1,Luís Aurélio,1,Luis Filipe Vieira,5,Luís Filipe Vieira,2,Luis Godinho,1,Luis Martins,4,Luís Martins,1,Luis Mateus,1,Luis Pina,1,Luisão,2,Macaco,1,Maçonaria,1,Madjer,1,Madonna,1,Maheus Pereira,1,mais futebol,2,Mais Tabaco,2,Mais Transferências,1,Manipulação,3,Manolo Vidal,1,Manuel Fernandes,1,Manuel Machado,1,Manuel Mota,1,Marcelo,1,Marco Ficini,1,Marco Gonçalves,1,Marco Silva,3,Marfim,1,Mariana Cabral,2,Mário Centeno,1,Marítimo,1,Marketing,1,Markovic,1,Marvin Zeegelaar,1,Matheus Pereira,2,Mattheus Oliveira,1,Melhor Marcador,1,Meli,1,Mentira,1,Mercado 2017,4,Mercado de Verão,2,mérito,1,Messi,1,Microfone,2,Miguel Albuquerque,1,miguel belo,1,Miguel Horta e Costa,1,Miguel Rosa,1,Ministério Público,1,Mister do Café,1,modalidades,7,Mónaco,1,Moniz Pereira,1,montblanc,1,Moreirense,2,Nacional,1,nacional benfiquismo,2,Nacional da Madeira,1,nacional lampionismo,1,Nani,2,Não Há Desculpas,1,Nelson Évora,1,Nelson Semedo,1,Nenê Bonilha,1,Novo Banco Vieira,1,Números Redondos,1,Nuno Cabral,2,Nuno Dias,1,nuno farinha,4,Nuno Perestrelo,1,Nuno Saraiva,1,Nuno Travassos,1,O Artista do Dia,1,O Jogo,2,o nojo do nosso futebol,1,Obriverca,1,Olhanense,1,Olympiacos,1,Opinião,39,Os Aurélios,2,Paços de Ferreira,1,paineleiros,1,Panama Papers,1,Partizan,1,Pasquinada,1,Passes Partilhados,1,Paulo Gonçalves,1,Paulo Oliveira,2,Paulo Pereira Cristovão,1,Pavilhão João Rocha,1,Pedreles,1,PEdro Batista,2,Pedro Guerra,5,Pedro Madeira,1,Pedro Madeira Rodrigues,6,Pedro Proenaça,1,Pedro Proença,1,Penalty,1,Pérola Angolana,1,Petit,2,Pinto da Costa,1,Pivot,1,Pizzi,1,plágio,1,podcast,1,Podence,1,Podridão,1,Poker,2,Porto,2,Pré-época,2,preparação,1,Primeira Liga,3,Primeiro golo de sempre da liga dos campeões,1,Prodígio,1,promoção,1,Propaganda,6,Propaganda encarnada,1,Próxima Época,2,PSG,1,Puceteira,1,Quim Machado,1,Quinas de Ouro,3,Real Madrid,2,Record,8,Redes Sociais,1,Reforços Verão,1,Renato Sanches,1,Rescaldo,6,Resultadismo,1,Resultados,1,Resumo,1,Retratamento,1,RFC Seraing,1,Ricardo Esgaio,1,Ricardo Quaresma,2,Rio Ave,2,Rivais,2,Rodrigo Battaglia,1,Rodrigo Pereira,1,Rojo,1,Ronaldo,3,roubo,1,Ruben Semedo,1,Rúben Semedo,2,Ruesga,1,Rui Caeiro,1,Rui Costa,1,Rui Gomes da Silva,2,Rui Jorge,1,Rui Patricio,3,Rui Santos,2,Rui Silva,1,Rui Vitória,4,Ruiz,1,Rumores2017,7,Ryan Gauld,1,Sabujos,1,Salvador Agra,1,Samaris,2,Santana Lopes,1,selecção,2,selecção portuguesa,1,Sevilha,1,Slimani,4,Sofia Oliveira,1,Solange Carvalhas,1,Sondagens,1,Sporting,1,Sporting TV,2,Sporting_CP,1,SportingTV,1,Sportinguismo,3,Sub19,1,Supertaça,1,Taça Challenge,1,Taça da Liga,1,Táctica,1,Talento,1,TAS,1,Teo,1,Teo Gutierrez,3,Tiago Craveiro,1,Tiago Martins.,1,Tico,1,Título,1,Título Europeu,1,Tondela,2,Transferência,1,Transmissão,1,Triplo Salto,1,TSF,1,tu decides bem,1,tvi24,1,Twitter,1,UCL,4,UNITA,1,vanda cipriano,1,VAR,1,Venâncio Tomé,1,Vendas,1,Vendas 2017,1,Very Light,1,video-árbitro,1,Vieira,1,Violência,4,Vitor Pataco,1,Vitor Pereira,1,Vitória de Guimarães,1,Vitória de Setúbal,2,Vouchers,2,William Carvalho,6,Wilyan,1,Zidane,1,
ltr
item
Tu Vais Vencer: À conversa com o Cherba
À conversa com o Cherba
O nosso convidado de hoje é o dono da Tasca mais respeitável do país e o melhor blogue leonino de 2015. O Cherba, da Tasca do Cherba, aceitou uma pequena troca de ideias sobre as eleições e o estado actual do Sporting. Uma entrevista sem complexos nem papas na lingua mas cheia de Sportinguismo.
https://3.bp.blogspot.com/-NT-rhNMNFIw/WLVKtQcdLbI/AAAAAAAABfA/3L_uMOiJQuQOHFNrr43s50vT6pyJ5LaKwCLcB/s640/ConversasComHonraCherba.png
https://3.bp.blogspot.com/-NT-rhNMNFIw/WLVKtQcdLbI/AAAAAAAABfA/3L_uMOiJQuQOHFNrr43s50vT6pyJ5LaKwCLcB/s72-c/ConversasComHonraCherba.png
Tu Vais Vencer
http://tuvaisvencer.blogspot.com/2017/03/a-conversa-com-o-cherba.html
http://tuvaisvencer.blogspot.com/
http://tuvaisvencer.blogspot.com/
http://tuvaisvencer.blogspot.com/2017/03/a-conversa-com-o-cherba.html
true
9117881000934596283
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy