A diferença entre informar e briefar



O Tu Vais Vencer teve acesso à tal cartilha que o Estado Lampiânico acusa o Sporting de espalhar.

Para começar, não passa de um email enviado por alguém do Sporting com 10 pontos. Todos os 10 pontos dizem apenas respeito ao Sporting e em nenhuma parte do texto se faz ataques pessoais a terceiros. Vamos ponto a ponto. No final, teçam as vossas próprias conclusões.

O email, tal como deve ser sempre, começa com boa educação
Boa noite a todos,

Junto enviamos algumas notas referentes a diversos pontos, desde o Futebol às Modalidades, passando por iniciativas e investimentos:

  Já agora, o documento do benfica começa com:
Recomendo a leitura da entrevista do Dr. Domingos Soares de Oliveira ao Jornal Record de hoje – Uma lufada de ar fresco e LIMPO no futebol português.
Nota-se bem a maneira como cada um fala para os seus, não é?

O documento enviado pelo Sporting data de 10 de Junho, altura em que se falava sobre as saídas de João Mário, Slimani e outros assuntos próprios da pré-época. O que está a negrito e itálico é transcrito do email sem qualquer edição.

1 – João Mário

O João Mário, desde que esta Direcção tomou posse, já renovou duas vezes. A última na época passada. Tem contrato até 2020-2021. A Direcção tem demonstrado grande apreço e confiança no talento do jogador. Não existe pressa em definir mais renovações. O atleta deve estar concentrado no seu objectivo imediato: representar a Selecção Nacional e vir confiante para uma nova época que queremos cheia de conquistas. A entrevista do pai é uma precipitação do mesmo. O pai e o agente Kia já estiveram em Alvalade antes da entrevista e tudo o que foi dito não corresponde à verdade (não serem recebidos); não ajuda o jogador e não faz sentido. O SCP e o seu Presidente decidiram, pela estima que têm pelo jogador, ignorar o conteúdo da entrevista e salvaguardar o seu jogador. A gestão de renovações tem sido bem feita e de forma racional. O mesmo acontecerá se um dia tivermos de fazer a terceira renovação do João Mário, assunto que agora não se coloca visto fazerem poucos meses da última renovação. 

Neste parágrafo, o Sporting diz que a prioridade de um jogador ao serviço da selecção é a selecção. Diz também que tem imensa estima pelo jogador e, como tal, sugere que se ignorem as entrevistas dadas pelo pai e pelo agente que em nada iriam beneficiar um possível negócio. Isto sim é uma posição institucional correcta. Os activos do Sporting a serem protegidos de polémicas e apoiados nos momentos importantos da sua carreira. Se o Sporting entrasse em "bate boca" com pai e empresário, o jogador teria a mesma estabilidade emocional que o permitiu conquistar, em conjunto com a restante selecção, o EURO2016?

2 – Slimani 

O Slimani tem contrato com o Sporting até 2020. Renovou a época passada e é um dos jogadores mais acarinhados. A tática de colocar notícias pelos agentes não funciona no Sporting. Slimani sabe o que queremos dele e o que queremos para ele. Não está à venda e a nossa vontade é que fique. A gestão desse dossier ficou resolvida (e bem), faz poucos meses, com a renovação. Tudo o resto será um assunto interno que será resolvido no tempo certo e não pela pressão do agente. Entendemos esta época de mercado e da necessidade de notícias, sabemos da forma de agir de certos agentes que tentam criar pressão pública e que aconselham mal os seus atletas. Tendo contrato, sendo um dos jogadores mais bem pagos do plantel, sendo acarinhado, sentindo se bem, tudo o resto acontecerá de forma natural. A convicção firme dos dirigentes é que ele vai ser connosco campeão na próxima época.

Mais uma vez, Bruno reforça o desejo de manter no Sporting os seus talentos. Infelizmente não foi possível segurar Slimani porque apareceu uma oferta realmente competitiva que fez o Sporting vendê-lo por CEM vezes o valor de compra.

3 – Schelloto

O Sporting CP já exerceu a sua opção onde já estavam definidas as condições do atleta caso o fizesse. Assunto totalmente resolvido. Contrato até 2019.


4 – Entradas de jogadores

O Sporting CP não está comprador nem vendedor. Mas se surgir um bom negócio de um jogador que possa acrescentar ainda mais qualidade ao plantel será equacionado. Não existem posições específicas que estejamos a ver. Temos grandes GR, uma defesa fortíssima, um meio campo de luxo e um ataque muito forte reforçado com dois grandes jogadores jovens de talento reconhecido: Spalvis (um 9 fortíssimo e com faro de golo - bom de cabeça e pés) e Alan Ruiz (um talento que como segundo avançado resolve muitos jogos; um remate poderoso, tecnicamente muito evoluído e fortíssimo nas bolas paradas).


5 – Saídas de jogadores

Não se vislumbra saídas dos titulares indiscutíveis. O Sporting CP não está vendedor. Dos restantes jogadores estamos atentos às ofertas de mercado

Exemplos muito falados erradamente:
. Naldo fica no plantel
. Paulo Oliveira fica no plantel
. Paulista fica no plantel
. João Pereira fica no plantel 


6 – Futebol feminino

Na próxima época o Sporting CP regressa ao futebol feminino, 21 anos depois, nos escalões seniores, Sub-19, Sub-17 e escolinhas.

Este regresso é para homenagear os clubes que tem feito um trabalho fantástico no futebol feminino como por exemplo o Fofo. 

Temos ido contratar atletas portuguesas da Selecção Nacional. Muitas delas estavam a jogar no estrangeiro, por exemplo Bélgica e Espanha, e queremos trazer estes talentos de volta a Portugal e ajudar a nossa Liga a crescer ainda mais. É um tributo ao futebol feminino.

É um projecto à Sporting - ambicioso e com talento. Queremos ajudar a Liga e lutar por todos os títulos em disputa. 


7 – Modalidades 

Vão sendo conhecidos os reforços da próxima época.

É um reforço de 3 milhões nas modalidades que vai trazer um forte acréscimo de qualidade às mesmas.

Alguns exemplos:

7.1. O Futsal, que ainda este ano nos dará mais uma alegria de ser campeão (após já ter vencido a Taça de Honra, a Taça da Liga e a Taça de Portugal), para o ano quer revalidar todas estas conquistas e disputar a conquista da UEFA Futsal Cup. 

7.2 O Andebol começa a mostrar os seus reforços com a vinda do guarda redes da Selecção da Croácia: um fabuloso GR de 23 anos, com 2,3 metros, Matej Asanin e Carlos Ruesgas um internacional da Selecção da Espanha, vindo do Barcelona. São reforços habituados a jogar ao mais alto nível no Andebol Mundial. Mais estão a caminho e deste nível.
O objectivo é a conquista de todos os títulos nacionais (última vez campeão 2006) e a Taça Challange (ganhamos uma em 2010 sendo o 1 clube português a conseguir).

7.3.  Atletismo – após a conquista do título europeu o reforço vai continuar, pois queremos manter as conquistas nacionais e europeias. A preparação da próxima época já reflete estes objectivos.

7.4. Hóquei em patins – De volta à Liga Europeia 28 anos depois (última vez 1988), o Sporting CP manteve a sua equipa base renovando com os seus atletas e vai apresentar vários reforços de qualidade mundial. Atletas habituados a Liga Europeia e as grandes conquistas. Os objectivos são a conquista de títulos nacionais e europeus, desde logo a Liga Europeia.


8. Investimento em cerca de 4 milhões em obras no Estádio e na Academia para reforçar as condições do futebol profissional e de formação. Novos tapetes com renovação de todo o sistema de drenagens (estádio + 2 academia) , novos campos para ampliar a quantidade já existente na academia (+1), obras profundas nas infraestruturas desde iluminação, edifícios, gabinete de Alto Rendimento - material e infraestruturas - gabinete para o estudo e desenvolvimento individualizado de cada atleta do profissional à formação.


9. Investimento de cerca de 500k no multidesportivo – com essas obras a estarem em curso dando condições de excelência aos utentes, atletas das modalidades e atletas olímpicos.


10. Missão Pavilhão – um sucesso que termina hoje, dia 10, dia em que o antigo estádio fazia 60 anos. O último estádio leonino com pavilhão. Mais de 22000 sportinguistas se juntaram nesta missão/objectivo de todos. Uma obra imponente e marcante para a cidade de Lisboa e para todos os Sportinguistas. Um sucesso que vai ser replicado em breve em outras iniciativas como colocar todas as cadeiras de Alvalade verdes.



Alguma duvida adicional ou tema não focado basta mandarem e-mail, sms ou telefonarem.
Forte abraço,
Bruno de Carvalho

Por fim, Bruno de Carvalho despede-se cordialmente de todos os destinatários do email e coloca-se à disposição para qualquer esclarecimento de dúvidas.

E são estes os 10 pontos cobertos pelo email de 10 de Junho enviado por Bruno de Carvalho para um conjunto de comentadores Sportinguistas. Um discurso coerente que acertou em muito do que previa e falhou em alguns casos. Um discurso sem hipocrisia com zero palavras de ódio e zero incentivos à violência. Um Presidente e um Sporting focados na sua própria casa.

Passamos a vida a dizer que somos diferentes. Como se fosse necessário. Basta pegar no caso mais mediático da última semana e comparar um documento de 33 páginas recheado de ódio e num email com uma/duas páginas onde se fala do estado do Clube. Eles falam sessenta e duas vezes em Bruno de Carvalho, nós falamos nas nossas modalidades e no nosso pavilhão. Eles querem lançar a confusão, nós esclarecemos sobre o que se passa dentro da nossa casa. Eles atacam-nos a nós e tudo o que mexe, nós falamos de desporto. Querem maior diferença que essa?








Comentários

  1. aqui está o exemplo de como somos diferentes da corja encornada.

    ResponderEliminar
  2. Nao atacou ninguém, nao disse mentiras, nem meias verdades, nao foi composta por um jornalista isento!

    E atrevo -me a dizer que esses pontos, nao me recordo de os ver repetidos ate á exaustão, pelos comentadores Sportinguistas.

    Apenas falou da vida interna do clube! E esclareceu sócios, sejam eles comentadores ou não, sobre mentiras que andavam a ser ditas, pelo AL CARNIDÃO !

    E MAIS IMPORTANTE DEU CARA, NÃO MANDOU RECADOS PELA "JANELA" COMO OUTROS FAZEM!

    ResponderEliminar
  3. Isto é que é a "cartilha" sportinguista??
    Dá ideia de que questionaram a direcção sobre vários assuntos e eles, de modo a responder a cada uma das questões, faz este comunicado.

    Enfim, quando urge mudar de assunto da cartilha e do Samaris faz-se de tudo!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário