Lone Star injecta no BES quantia pouco superior às dívidas das empresas de Vieira




Esta semana, o Estado Português chegou a acordo com o fundo Lone Star para uma recapitalização, a duas fases, do Novo Banco. O valor dessa recapitalização é de mil milhões de euros e caberá à Lone Star injectar 750 milhões de euros.

Se voltarmos a analisar os maiores devedores do BES, vemos que os valores relacionados com Luis Filipe Vieira ascendem a 600 milhões de euros. Se essas dívidas fossem cobradas,o banco teria a mesma necessidade de recapitalização? E estaria o povo Português exposto a mais este enorme risco de ver os impostos aumentarem para cobrir os erros de quem geriu um banco?




LUÍS FILIPE VIEIRA
A ligação de Luís Filipe Vieira ao Banco Espírito Santo era forte e conhecida. E isso acontecia com diversas empresas de construção e imobiliário a que estava ligado. Além disso, o próprio Benfica, de que Vieira é presidente, tinha relações de crédito fortes com o BES. No final de 2012, a dívida bancária junto do BES era de pouco mais de cem milhões, valor que subiria no ano seguinte para quase 150 milhões, estando agora o Novo Banco a exigir uma redução dessa exposição.

Luís Filipe Vieira - 381 milhões
Eduardo Nunes Rodrigues - 97 milhões
Obriverca Capital - 183 milhões
SLB - 107 milhões
Imagem Leão de Plástico




Recentemente, José Gomes Ferreira fez a pergunta que pouca gente teve a coragem de fazer.





"Porque é que o Novo Banco não manda executar Luís Filipe Vieira?"

Na minha cabeça a resposta é dada por uma imagem que vale mais de mil palavras: O Primeiro-Ministro e o Ministro das Finanças deste país sentam-se ao lado, abraçam e riem-se com um dos maiores devedores do BES, apenas dois dias depois da sua venda.


Hoje, como ontem, continuam a ser o clube do regime. Se há 40 anos tinham o Salazar, hoje têm Costas e Centenos. O que podemos fazer? Sermos cada vez mais a lutar pelo sucesso do Sporting Clube de Portugal.


Comentários

  1. Têm passado os dias...

    e para minha estupefacção, ninguém comenta este EXCELENTE comentário, esta cuidadosa pesquisa.

    Ninguém!, nem Sportinguistas.

    Pelo menos houve referência noutros blogues Sportinguistas.

    TuVaisVencer, EXCELENTE trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Chronus. Acho que é um tema sensível :)

      Eliminar

Enviar um comentário