Delegada da Liga arrasa actual direcção

Este texto foi escrito por Ana dos Santos (ex-delegada da Liga) no seu perfil pessoal de facebook. Vale a pena ler e reler para que se perceba quão longe vai o mal instalado no nosso futebol.


Este texto foi escrito por Ana dos Santos (ex-delegada da Liga) no seu perfil pessoal de facebook. Vale a pena ler e reler para que se perceba quão longe vai o mal instalado no nosso futebol.
“Delegados da Liga vão ser nomeados por computador” – jornal a Bola 22 de Junho 2017
Há momentos na vida em que sentimos que o silêncio, descrição e assertividade… não são mesmo solução… porquê? Porque temos brio, orgulho e profissionalismo!
Ora, este murro que vou dar nas minhas próprias convicções e silêncio vem a propósito de uma notícia ontem veiculada pelo jornal a “Bola” com o título: “Delegados da Liga vão ser nomeados por Computador”.
Para quem não sabe (e, são muitos!! porque sempre tive a necessária/regulamentar discrição).. Fui durante várias épocas Delegada da Liga Portuguesa de Futebol Profissional!
Rescindi, durante a época que agora finda o meu contrato, por discordar das orientações da coordenação para as nomeações, bem como, das alterações substanciais que foram impostas às condições de trabalho e remuneração dos Delegados da Liga.
Saí, quando ocupava o primeiro lugar dos trinta Delegados principais. E…porque deixo cair o meu silêncio?
1. Porque a propósito do novo concurso para Delegados a Liga faz um ponto de honra, dizendo que vamos ter provas com uma “…exigência brutal…” e que ao “…determinar este concurso com regras logo à partida muito precisas, a Liga dá continuidade ao processo de recrutamento que iniciou na época passada e teve o sucesso esperado depois de 20 anos em que os delegados eram indicados, não nomeados. (…)
Na verdade, a Liga já tinha regras de seleção, recrutamento e avaliação precisas…mas que não cumpriu na integra, alterando de forma objetiva e injusta aquela que será a qualificação final dos Delegados na época 2016/2017, a publicar na próxima semana.
A título de exemplo (porque muitos outros exemplos existem), no início da época transata podia ler-se no Manual dos Delegados:
45 % para a qualidade no cumprimento das funções( Ponto 3, nº 2 do sistema de avaliação e classificação de mérito do Manual dos Delegados);
No entanto….no final da época, PARECE que a Liga informou os senhores Delegados que dada a inexistência de comportamentos inadequados ou condutas impróprias relevantes, a DC decidiu não aplicar qualquer penalização aos Delegados…
Basta consultar o site da Liga para verificar que existem Delegados castigados pelo Conselho de Disciplina da FPF.
Não são esses castigos sancionatórios de comportamentos considerados inadequados ou relevantes?
Teriam ou não que ser valorizados esses castigos na avaliação final?
Pergunto mais: Não deve a Liga acatar e considerar para a sua ordem jurídica as decisões do Conselho de Disciplina da FPF? Ou só os clubes são obrigados a isso?
E os castigos que a própria Liga aplicou aos Delegados no decurso da época? Também desapareceram? Foram perdoados? Houve amnistia?
2. Porque a notícia apresenta um novo sistema (informático) de nomeações de Delegados (SAND), esperando que: “…o SAND contribua para o reforço da transparência no futebol português(…)”
Pergunto: as nomeações eram pouco transparentes? Porquê?
Porque as nomeações realizadas não cumpriram (muitas vezes) os critérios estabelecidos no Manual dos Delegados, ponto IV. (Níveis organizacionais e Nomeação dos Delegados), nem respeitaram a listagem de qualificações, nem as orientações gerais da DC.
Por exemplo:
Ponto IV, nº 2, alínea e), do Manual dos Delegados para a época 16/17: “Cada delegado não deverá ser nomeado para dois jogos de uma mesma sociedade desportiva, num intervalo de menos de três jornadas” – Não era necessário um sistema informático…bastava aplicar a regra já existente!
Por exemplo:
Assumiu a DC em várias reuniões com todos os Delegados, que os Delegados sairiam da sua zona de residência numa cadência de aproximadamente: 3 jogos em casa, um jogo fora (para reduzir os custos suportados pelos Delegado); no entanto, não aplicou esse critério de forma uniforme a diferentes Delegados da mesma zona geográfica (conforme se pode consultar no site da Liga): existem Delegados com 10 jogos fora (em 29 realizados na totalidade) neste época e Delegados com 14 jogos fora (em 25 realizados na totalidade) nesta época;
Outro exemplo:
Porque motivo alguns Delegados fazem jogos só ao fim de semana (leia-se 6ª feira à noite/sábado/domingo e 2ª à noite) sem nunca receberem nomeações para as quartas feiras…repito: Nunca! Assim, sem prejuízo para seu horário de trabalho e outros Delegados fazem em qualquer dia, e ainda assim a Liga considerou que TODOS os Delegados tiveram a mesma disponibilidade e valorizou esse fator de forma igual na avaliação?
Outro exemplo:
Porque motivo, Delegados no topo da tabela de qualificação (leia-se elite) não foram nomeados para um único dérbi e Delegados do fim da tabela (geral) fizeram mais do que um derbie?
Outro exemplo:
Porque motivo Delegados com apenas duas épocas de trabalho, sem nenhuma experiência no exercício de Delegado ou qualquer outra relacionada com o desporto fizeram mais jogos de primeira liga, mais jogos como Delegado principal, do que Delegados mais experientes, mais antigos e mais acima na tabela classificativa?
Concluo: as nomeações carecem de transparência, porque quem nomeia não respeitou os critérios já existentes, nem os diferentes ESFORÇOS, nem mesmo a qualificação dos Delegados.
E isso, não carece de um sistema informático de nomeação…carece de transparência, bom senso e coordenação a tempo inteiro !!
3. A propósito do código de conduta, diz-nos ainda a noticia que os Delegados “… já tinham um manual de instruções que apontava para algumas recomendações durante o cumprimento da missão, mas o documento precisava de ser reajustado…”
Salvo o devido respeito que é muito…os Delegados tinham um Manual de Delegados e tinham também um CONTRATO de prestação de serviços, que exige mais do que a Liga revela nesta noticia…
Clausula Quinta, nº2 do contrato de Prestação de Serviços dos Delegados e da Liga: “Face à importância e visibilidade das competições em que o Delegado irá prestar os seus serviços, este deverá guardar decoro no seu comportamento social, nomeadamente abstendo-se de comentar e publicar opiniões, fotografias e vídeos, nas redes sociais, relacionadas com o exercício das suas funções e as competições do futebol profissional”.
E, volto à notícia: “O código vai recomendar o uso moderado das redes sociais, sobretudo no que diz respeito ao teor dos comentários.” Só comentários? Bem, na verdade o contrato exige inclusive que os Delegados não publiquem fotos suas relacionadas com o exercício das suas funções !!!
Desafio até os mais distraídos, a verificarem se todos os delegados estão a cumprir esta norma contratual na sua plenitude !!
Se não estão a cumprir a norma, pergunto: Porquê? Quem permite? Há quanto tempo?
Por outro lado, e com a sua mão mais rigorosa a própria Liga fez-me observações/recomendações e penalizações a propósito de um post “facebookiano” a 9 de Dezembro de 2016, chamado de “Manifesto de Classe”… podem consultar…
Agradeço até que alguém me ajude a perceber qual a legitimidade para a LIga me interpelar sobre esse post em concreto…e penalizar na avaliação de Delegados…sim fui penalizada pela DC por me ter defendido em sede própria (junto do Presidente da Liga e da DC) !!!
E, volto à noticia :”Mas os Delegados de forma alguma ficam impedidos de ter um espaço na internet.”
Infelizmente a equipa dos Delgados da Liga Portugal, precisam de muito mais que formação, muito mais que código de conduta ou um qualquer SAND para as nomeações!!
Precisam de linhas de orientação corretas, de profissionais que garantam a estabilidade e coerência do trabalho, precisam de nomeações com coerência e de regras constantes e iguais para todos!!
Senão em vez de avaliação ..temos saneamento!!
E, não volto mais à noticia…
,

COMMENTS

Nome

#FeitoDeSporting,1,#NósAcreditamosEmVocês,1,1955-56,1,1º de Agosto,2,3x4x3,1,4-0,1,50 bilhetes,1,a bola,3,A Tasca do Cherba,1,Abrir de Pernas,1,Academia do Dubai,1,Adão Mendes,2,Adeptos,2,Adrien,1,Adrien Silva,6,Agredido,1,Agressão,3,Alan Ruiz,5,Ali Ghazal,1,Aly Ghazal,1,amarelos,1,Ameaça,1,Ana Borges,1,Ana dos Santos,1,Análise Jornais,1,Andebol,2,André Geraldes,2,André Horta,1,André Martins,1,André Ventura,2,Angelo Girão,1,Angola,3,Antena 2,1,Antero Henrique,1,António Costa,1,António Martins Pereira,1,António Nobre,1,António Salvador,1,APAF,1,Apito abençoado,20,apito amolgado,10,apito dourado,1,Arbitragem,4,Árbitro Agredido,1,Árbitros,1,Armando Nhaga,3,Arouca,1,Arouca - Sporting,1,Arsenal,2,Artur Soares Dias,2,Assassinato,1,Asselam Khan,1,Assembleia Geral da Liga,1,Atitude Acicatada,2,Aubameyang,1,Augusto Inácio,2,Aurélio Pereira,1,auto-golo,1,autogolo,1,Avençados,1,Bafiento,1,Bar do Aeroporto,1,Barcelona,1,Bardamerda,1,Bas Dost,12,Basileia,1,Battaglia,3,Belenenses,1,benfica,6,benficagate,3,Bernardo Silva,1,BES,1,Bilhetes,1,Bloggers,2,Boavista,1,Boicote,1,Boloni,1,bordel encarnado,3,Borussia,1,Borussia de Dortmund,1,Bota de Ouro,3,Braga,4,Brahimi,1,Briefing,1,briefings,2,Bruma,1,Bruna Costa,1,Bruno César,4,Bruno Costa Carvalho,1,Bruno de Carvalho,21,Bruno Esteves,1,Bruno Fernandes,3,Bruno Paixão,2,Bruno Paulista,2,Bryan Ruiz,5,BTV,2,CA,1,Cabo Verde,1,Cadernos Eleitorais,1,Calheiros,1,Campbell,1,Campeões,1,Campeonato da Mentira,1,Canelas,1,Capitão,1,Cardinal,2,Carlos Barbosa,1,Carlos Deus Pereira,1,Carlos Janela,4,Carlos Mané,2,Carregados do benfica.,1,Cartilha,6,Cartilheiros,2,Casa das Modalidades,1,Casemiro,1,Castaignos,1,Castigados,1,Castigo,1,Cédric Soares,2,Central,1,Centralização Direitos,1,Chico de Oeiras,1,Chile,1,Cigarro Electrónico,1,Claques ilegais,1,Cleaner,1,CMTV,1,CNPD,1,Coação,2,Coates,2,Cofina,1,Colinho,2,Colômbia,1,comentadores,1,Comissão Arbitral,1,Comunicação Social,1,Comunicado,2,Conselho de Arbitragem,1,Conselho de Disciplina,1,Conselho Disciplinar,1,Conselho Leonino,1,Contratações,1,cópia,1,Coragem,1,Correio da Manhã,7,corrupção,3,cosme damião,1,Cosmos,1,Costa Rica,1,Cozinhar,1,Cristiano Ronaldo,5,Croquetes,1,Cuspo,1,Daniel Carriço,1,Daniel Podence,5,Dante,1,David Bana,1,David Fernande,1,Debate,1,deboche,1,Deixa-me rir,1,Delegados da Liga,1,democracia,1,Deputados,1,Derby,3,Desespero,1,Deyverson,1,dia seguinte,1,Diamantino Miranda,1,Diana Silva,1,Diego Ivo,1,Dieguinho,1,ditadura,1,Dívidas,2,Do Jornal,23,Doumbia,1,Doyen,2,ecletismo,1,ederson,1,Edgar Ié,1,eficácia,1,Eficaz,1,Eibar,1,Eleições 2017,12,Eleições Setúbal,1,Elias,1,elogios,1,emails,9,Emidio Fidalgo,1,Emprestados,2,Empréstimo,1,Engodo,1,Entrevista,7,Enzo Perez,1,Época 2017/18,2,Equipa B,8,Erros,2,Escritório,1,Escutas,1,Esgaio,2,esquiça,1,Estádio da Luz,1,Estádo do Algarve,1,Estado Lampiânico,5,Estoril,1,Estugarda,2,Euro2016,3,European Cup,1,Europeu Sub21,2,Eusébio,2,Expresso,3,Fábio Coentrão,5,fail,1,Fair Play Financeiro,1,Fascismo,2,Fátima Pinto,1,favores,1,Federação,1,Federação Portuguesa de Futebol,1,Fernando Gomes,2,fernando guerra,1,Fernando Madureira,1,Fernando Oliveira,1,Fernando Pessoa,1,Fernando Santos,1,Final Four,1,First Goal,1,First Goal Champions League,1,First goal ever of UCL,1,Flops,1,Fontelas Gomes,1,Formação,8,Fortino,1,FPF,2,Francês,1,Francisco Geraldes,5,Francisco J. Marques,2,Fransérgio,1,Freamunde,1,frete,1,Fuga ao Fisco,1,Fumo,1,fundação benfica,1,Fundação Sporting,2,Futebol Feminino,1,futebol português,1,Futsal,2,gala,1,Gauld,1,Gelson Dala,5,Gelson Martins,5,Gianni Infantino,1,Gigantes de Mangualde,1,Gilberto Madail,1,Godinho Lopes,1,Goleador,2,Gonçalo Guedes,1,Guião Certo,1,guilherme cabral,1,Hadi Sacko,1,Hoquei,1,hóquei em patins,1,Hugo Alegre,1,Hugo Gil,1,Hull City,1,Humildade,1,Humor,4,Imprensa,2,inatel,1,Incapacidade,1,Incêndio,1,Infantino,1,Injustiça,1,Insónias em Carvão,1,inter Movistar,1,IPDJ,1,Isabel Semedo,1,Iuri Medeiros,4,Jaime Antunes,2,Jaime Marta Soares,2,Jan Hagen,1,Jefferson,3,jeitinhos,1,Jérémy Mathieu,1,Joana Marchão,1,João Baptista Martins,1,João Leal,1,João Mario,3,João Mário,2,João Moutinho,3,João Nuno Coelho,1,João Palhinha,1,João Pinheiro,2,Joel Campbell,2,jogo da mala,2,Jogos Olímpicos,1,Jonas,1,Jorge Coroado,1,Jorge Ferreira,2,Jorge Jesus,21,Jorge Mendes,2,Jorge Palma,1,Jornais de Hoje,1,jornal Sporting,2,jornalixo,10,José de Pina,1,José Eduardo,1,José Ferreira Nunes,1,José Fonte,2,José Manuel Meirim,2,José Maria Ricciardi,2,José Marinho,4,José Pinto,1,José Szabo,1,Jovane Cabral,1,Jozsef Szabo,1,Julio César,1,Junior de Barranquilla,2,Juniores,1,La Liga,1,Lança de África,1,Lateral Esquerdo,1,Layún,1,Leeds United,1,Leixões,1,Leonardo Ruiz,2,Lesão,1,Lidelof,1,Liga,2,Liga dos Campeões,2,Liga NOS,2,Liga Portuguesa,3,Liga Voucher,1,Lista A,1,Lone Star,1,Lopetegui,1,Luc Castaignos,1,Luciano Gonçalves,1,Lúcio Correia,1,Lugar à disposição,1,luis aguilar,1,Luís Aurélio,1,Luis Bernardo,1,Luis Filipe Vieira,7,Luís Filipe Vieira,3,Luis Godinho,1,Luis Martins,4,Luís Martins,1,Luis Mateus,1,Luis Pina,1,Luisão,2,Macaco,1,Maçonaria,1,Madjer,1,Madonna,1,Maheus Pereira,1,mais futebol,2,Mais Tabaco,2,Mais Transferências,1,Manipulação,3,Manolo Vidal,1,Manuel Fernandes,1,Manuel Machado,1,Manuel Mota,2,Marca,1,Marcelo,1,Marco Ferreira,1,Marco Ficini,1,Marco Gonçalves,1,Marco Silva,3,Marcos Acuña,2,Marfim,1,Mariana Cabral,2,Mário Centeno,1,Marítimo,1,Marketing,1,Markovic,1,Marvin Zeegelaar,1,Matheus Oliveira,1,Matheus Pereira,3,Mathieu,1,Mattheus Oliveira,1,Melhor Marcador,1,Meli,1,Mentira,1,Mercado 2017,12,Mercado de Verão,2,mérito,1,Messi,1,Microfone,2,Miguel Albuquerque,1,miguel belo,1,Miguel Horta e Costa,1,Miguel Rosa,1,Ministério Público,1,Mister do Café,1,modalidades,7,Mónaco,1,Moniz Pereira,1,montblanc,1,Moreirense,2,Nacional,1,nacional benfiquismo,2,Nacional da Madeira,1,nacional lampionismo,1,Nani,2,Não Há Desculpas,1,Nelson Évora,1,Nelson Semedo,1,Nenê Bonilha,1,No Name,1,nomeações,1,Novo Banco Vieira,1,Números Redondos,1,Nuno Cabral,2,Nuno Dias,1,nuno farinha,4,Nuno Gomes,1,Nuno Magalhães,1,Nuno Perestrelo,1,Nuno Saraiva,3,Nuno Travassos,1,O Artista do Dia,1,O Jogo,2,o nojo do nosso futebol,1,O que passou se?,1,Obriverca,1,Octávio Machado,1,Olhanense,1,Olympiacos,1,Opinião,39,Os Aurélios,2,Overpriced Players,1,Paços de Ferreira,1,paineleiros,1,Panama Papers,1,Partizan,1,Pasquinada,1,Passarinho,1,Passes Partilhados,1,Paulo Gonçalves,2,Paulo Oliveira,3,Paulo Pereira Cristovão,1,Pavilhão João Rocha,1,Pedreles,1,PEdro Batista,2,Pedro Candeias,1,Pedro Guerra,6,Pedro Henriques,1,Pedro Madeira,1,Pedro Madeira Rodrigues,6,Pedro Proenaça,1,Pedro Proença,1,Penalty,1,Pérola Angolana,1,perseguição,1,Petit,2,Petrovic,1,Piccini,1,Pinto da Costa,1,Pivot,1,Pizzi,1,plágio,1,podcast,1,Podence,1,Podridão,1,Poker,2,Porto,2,Pré-época,6,preparação,1,Primeira Liga,3,Primeiro golo de sempre da liga dos campeões,1,Prodígio,1,promoção,1,Propaganda,8,Propaganda encarnada,1,Próxima Época,2,PSG,1,Puceteira,1,Quim Machado,1,Quinas de Ouro,3,Real Madrid,2,Record,8,Redes Sociais,1,Reforços Verão,1,Renato Sanches,4,Rescaldo,7,Resultadismo,1,Resultados,1,Resumo,1,Retratamento,1,RFC Seraing,1,Ricardo Esgaio,1,Ricardo Quaresma,2,Rio Ave,2,Rita Rato,1,Rivais,2,Rodrigo Battaglia,1,Rodrigo Pereira,1,Rojo,1,Ronaldo,3,roubo,1,Ruben Semedo,1,Rúben Semedo,2,Ruesga,1,Rui Caeiro,1,Rui Costa,1,Rui Gomes da Silva,3,Rui Jorge,1,Rui Patricio,3,Rui Santos,2,Rui Silva,1,Rui Vitória,4,Ruiz,1,Rumores2017,7,Ryan Gauld,1,Sabujos,1,Salvador Agra,1,Salvio,1,Samaris,2,Santana Lopes,1,selecção,2,Selecção Nacional,1,selecção portuguesa,1,Sevilha,1,Slimani,4,Sofia Oliveira,1,Solange Carvalhas,1,Sondagens,1,Sónia Carneiro,1,Sorteio da Liga,1,Sporting,1,Sporting - Belenenses,1,Sporting TV,2,Sporting_CP,1,SportingTV,1,Sportinguismo,3,Sub19,1,Suíça,1,Supertaça,2,Taça Challenge,1,Taça da Liga,1,Taça das Confederações,2,Táctica,1,Talento,2,TAS,1,Telmo Correia,1,Teo,1,Teo Gutierrez,3,Tiago Craveiro,1,Tiago Martins.,1,Tico,1,Título,1,Título Europeu,1,Tondela,2,Tráfico de Influências,2,Transferência,1,Transmissão,1,Triplo Salto,1,TSF,1,tu decides bem,1,tvi24,2,Twitter,1,UCL,4,UEFA,1,UNITA,1,Valência,1,Valentim Loureiro,1,vanda cipriano,1,VAR,1,Venâncio Tomé,1,Vendas,1,Vendas 2017,1,Very Light,1,video-árbitro,2,Vieira,1,Violência,4,Vitor Pataco,1,Vitor Pereira,1,Vitória de Guimarães,1,Vitória de Setúbal,2,Vouchers,2,William Carvalho,6,Wilyan,1,Zidane,1,
ltr
item
Tu Vais Vencer: Delegada da Liga arrasa actual direcção
Delegada da Liga arrasa actual direcção
Este texto foi escrito por Ana dos Santos (ex-delegada da Liga) no seu perfil pessoal de facebook. Vale a pena ler e reler para que se perceba quão longe vai o mal instalado no nosso futebol.
https://1.bp.blogspot.com/-DHI4zVXO2ac/WVIFhQMmPpI/AAAAAAAACrc/PHWsSZUu7RIrNN03xbmEY7-CpVkf6kH7wCLcBGAs/s1600/Screen%2BShot%2B2017-06-27%2Bat%2B08.12.44.png
https://1.bp.blogspot.com/-DHI4zVXO2ac/WVIFhQMmPpI/AAAAAAAACrc/PHWsSZUu7RIrNN03xbmEY7-CpVkf6kH7wCLcBGAs/s72-c/Screen%2BShot%2B2017-06-27%2Bat%2B08.12.44.png
Tu Vais Vencer
http://tuvaisvencer.blogspot.com/2017/06/delegada-da-liga-arrasa-actual-direccao.html
http://tuvaisvencer.blogspot.com/
http://tuvaisvencer.blogspot.com/
http://tuvaisvencer.blogspot.com/2017/06/delegada-da-liga-arrasa-actual-direccao.html
true
9117881000934596283
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy