Mentalidade de Campeão



O Sporting, nos últimos anos, tem conseguido quebrar a ideia de que era um eterno outsider. A pressão colocada em Benfica e Porto nas últimas quatro épocas representou a entrada em três edições da Liga dos Campeões e isso ajudou a fortalecer a nossa saúde financeira.

Este ano esse paradigma poderá ser alterado uma vez que só o campeão tem entrada directa na Liga dos Campeões. Os nossos adversários já perceberam isso e inclusivamente aparentam ser mais cultos desportivamente do que nós, uma vez que estão dispostos a ir onde tiverem de ir para ganhar e garantir que estarão nesse tal primeiro lugar que permite ganhar logo à cabeça 14 milhões de euros.

E o "ir onde tiverem de ir" é mesmo literal. Já vimos vouchers, pressão sobre árbitros, delegados e até escutas ao presidente da FPF. Adeptos nossos já foram mortos pelo meio. Eles levam isto de ganhar mesmo a sério. Até já meteram o Braga a fazer peão (de brega) a seu favor nesta luta. Nós vamos com muito atraso a nível de mentalidade competitiva para o nível dos nossos rivais.

E nós, se queremos sobreviver neste mundo, também temos que evoluir não só enquanto Clube mas também enquanto Adeptos. Precisamos de meter na cabeça que este campeonato é para ganhar nem que seja à cabeçada e ao pontapé! É que depois, não vale a pena chorar...


Comentários