A Liga devia...



É com alguma frustração que dia após dia são adicionados novos dados ao caso dos e-mails e, em todos esses dias, alguém começa uma frase com “A Liga devia...” mas a verdade é que, dia após dia, a Liga não faz nada. Quem diz Liga diz Federação ou diz APAF ou diz CMVM ou diz Sindicato dos Jogadores.

Já se passaram dezassete jornadas com mais dezassete a caminho, todas feridas de verdade desportiva. E porquê?

- Vai correndo a notícia de uma investigação da Polícia Judiciária que dá conta de jogadores terem aceitado dinheiro para perder contra o Benfica, quem me garante a mim que isso não acontece jornada após jornada? Aliás, ao ver este jogo com o Moreirense fiquei logo condicionado na minha análise ao mesmo. Até isto ser esclarecido, como poderemos saber se compraram ou conquistaram os três pontos?

- Vai correndo a notícia de Delegados da Liga apanhados numa rede de tráfico de influências que visaria baixar a nota a todos os árbitros que “martelem o slb”. Como é que nós, adeptos de outros clubes, sabemos que o árbitro que nos calhou não nos vai prejudicar só para que a sua nota não desça? Com este assunto tornado público, eu até começo a pensar que o Marco Ferreira só foi despromovido porque não foi “suficientemente competente” para impedir que o Sporting vencesse a Taça de Portugal à namorada do Benfica.

- Vai correndo a notícia de que o Benfica deu ao Vitória de Guimarães uma quantia de 1.250.000 de euros a troco de um direito de preferência sobre TODOS os jogadores do seu plantel. Que tipo de pensamento irá na cabeça dos jogadores do Vitória quando defrontam o Benfica? Sabendo que podem estar a meter em risco uma transferência. É uma manobra de condicionamento primário.

- Vai correndo a notícia de que o Benfica transferiu várias vezes dinheiro para o Belenenses sem que nada o justifique. Sabendo isto, como devemos ver as constantes goleadas aplicadas pelo Benfica ao centenário emblema da Cruz de Cristo? E aquele atraso do Pelé? E aquela mensagem que andou a circular nas redes sociais sobre a maneira que são pagos os ordenados em Belém?

Vão correndo muitas notícias, a verdade é esfregada nos olhos de toda a gente todos os dias mas, infelizmente, a consequência prática de tudo isto tem sido apenas mais soundbites nas televisões e rádios em programas para analfabetos baterem no peito enquanto acham que o seu clube está a ser verdadeiramente defendido. Já é mais do que hora das instituições que regem o futebol neste país saírem da toca e agirem em conformidade com a dignidade e estatuto que lhes é conferido.





Comentários