Não te deixarei cair, Sporting!



Pode uma frase mudar o mundo? Talvez não o mundo inteiro mas houve uma frase que mudou por completo o mundo do Sporting.

"Isto tudo também serve para ‘perceber’ a posição tornada pública pela Holdimo, com o pedido de uma AG da SAD, pois a mesma percebeu que rapidamente a sua posição ficará diluída (cerca de 10% face aos 26% atuais)."

Já tínhamos visto Bruno de Carvalho fazer frente a muita gente e a muitas empresas mas nunca com uma consequência tão grande como esta. Esta simples frase, escrita no Diário de Notícias a 30 de Abril de 2018, representa aquele pequeno primeiro toque que antecede o "Efeito Dominó".


A "cimeira" com Luís Filipe Vieira

"Uns dias antes do apelidado caso de Madrid, veio-me propor uma cimeira secreta com o seu amigo Luís Filipe Vieira. Foi negada. A nossa relação passou a ser muito difícil", Bruno de Carvalho sobre Jaime Marta Soares
Como pode o, na altura, PMAG propor uma cimeira entre Bruno de Carvalho e o homem que representa tudo aquilo que há de errado no futebol português? O líder do Sporting Clube de Portugal não se pode sentar à mesa com o presidente do penta-arguido.

Varandas e restantes Marquises

Depois da derrota em Madrid, Bruno de Carvalho escreveu um post no Facebook. Uma espécie de reprimenda aos jogadores que não foi bem vista no plantel. Como reacção, o plantel publicou um comunicado conjunto de onde se retira uma frase chave "a ausência de apoio, neste momento…, daquele que deveria ser o nosso líder"

O autor do comunicado terá sido João Pedro Varandas, irmão de Frederico Varandas e sócio fundador da sociedade de advogados "Rogério Alves & Associados". É, curiosamente, durante o tempo que João Pedro Varandas é membro do Conselho Directivo do Sporting (2011-2013) que Frederico Varandas assume o cargo de Director Clínico no Sporting, substituindo José Gomes Pereira que tinha entrado em rota de colisão com... Luís Duque. 

Frederico Varandas trabalhou sete anos no Sporting, cinco dos quais com Bruno de Carvalho, e só ao fim deste tempo é que se apercebeu que o Clube estava partido? Só depois de um jantar que envolveu o seu irmão, Ricciardi e Rogério Alves, entre outros croquetes, é que se apercebeu que podia ser Presidente do Sporting?

Curiosamente, no dia em que se apercebeu, tinha entrevistas marcadas com vários órgãos de comunicação social. Os Sportinguistas a sofrerem com o que se tinha passado no final da taça, com as possíveis rescisões e o Varandas a brincar aos heróis na TV, dizendo que só ele podia evitar as rescisões, com duas foto suas, no Afeganistão, estrategicamente colocados em pano de fundo. 

Jorge Jesus

O caso dos e-mails destruiram Jorge Jesus. O mestre da táctica percebeu que, apesar de bom, sem a ajuda divina não tinha sido três vezes campeão no benfica e, inclusivamente, podia não ter ganho um desses títulos para o Sporting de Leonardo Jardim. Tornou então esta época no seu cavalo de batalha, se fosse campeão no Sporting, validaria os três títulos na luz e cimentaria o seu mérito.

Na cegueira do título, perdeu o controlo do balneário. Só voltou a ter os jogadores do seu lado quando estes se viraram contra o Presidente. Uma espécie de "inimigo comum". Infelizmente, ou felizmente, as ligações baseadas no ódio duram pouco e o Sporting caiu com estrondo para o terceiro lugar e perdeu a Taça de Portugal. Goste-se ou não, Jorge Jesus tem tantos títulos nos últimos dois anos como Augusto Inácio: uma Taça da Liga para cada um.

As Rescisões

Se há disponibilidade para escrever um comunicado aos jogadores, porque não escrever uma carta de rescisão que pode marcar a história do futebol português? Os jogadores, ao tentarem a rescisão, estão a dizer que o Conselho Directivo do Sporting tem culpa directa no que lhes aconteceu. Em 2013, com três meses de ordenados em atraso, nem uma palavra.

Que maior calunia pode ser levantada sobre alguém? Atrás disto, todas as comissões que podem ser ganhas com jogadores que têm o "passe na mão". Um estalar de dedos e serão todos gestifute. Até dia 15, saberemos quem ama e/ou respeita o Clube. Que sentido faz negociar agora jogadores?

O Acórdão da Discórdia

Jaime Marta Soares, sem querer ou de propósito, mentiu aos adeptos do Sporting Clube de Portugal ao garantir que o Tribunal o tinha legitimado enquanto Presidente da Mesa da Assembleia Geral e, com essa legitimação, podia avançar para a Assembleia Geral de Destituição.

De imediato todas as estações de televisão, de cariz informativo, deram eco às palavras de Jaime Marta Soares e anunciaram "mais uma derrota" para Bruno de Carvalho. Os nossos comentadores nas televisões foram tão incompetentes que teve que ser o próprio Presidente a ligar para vários canais e LER(!) o acórdão em directo para que não ficassem dúvidas que todos os pontos tinham sido "indeferidos liminarmente".

Depois do esclarecimento, veio a CMTV colocar um dos mais patéticos soundbites de sempre "Bruno não sabe ler". A mentira de Jaime Marta Soares deu material para encher quatro horas de especial nas televisões, hoje todos percebemos que é mentira mas a imagem que fica para a História é mais uma noite de gozo ao Sporting e ao seu Presidente.

As pressões ao actual Conselho Directivo

Carlos Vieira, Rui Caeiro, José Quintela, Alexandre Godinho, Luís Roque e Luís Gestas têm sido bombardeados com propostas de emprego, ofertas de dinheiro e férias "num destino paradisíaco para toda a família, com tudo pago, durante três meses para que os apoiantes de Bruno de Carvalho não lhes batam".

Qual é a condição? Deixar o Conselho Directivo e forçar a queda de Bruno de Carvalho. Na minha opinião, isto é a verdadeira filha da putice. Pessoas a trabalhar na sombra, a tentar minar os Homens de confiança de Bruno de Carvalho para que estes lhe espetem a faca nas costas. Também cai assim a tese dos "assalariados", qualquer um destes seis homens recebeu propostas de ordenado bem superiores ao que o Sporting lhes paga.

Mas nem todos são imunes a esta pressão. Bruno Mascarenhas saiu para ir trocar de gravata e nunca mais voltou. Ao menos não foi tabaco...


Jornalixo

Para mim, os grandes culpados de toda esta situação. Não por serem os autores morais mas por serem os veículos que permitem intoxicar o Universo Sportinguista. O lixo debitado diariamente tem conseguido desinformar os Sportinguistas e desgastar a imagem de Bruno de Carvalho.

A prova de que são verdadeiros órgãos de propaganda é terem dado muito mais cobertura aos sessenta mil euros encontrados no escritório de André Geraldes do que aos quase dois milhões de euros identificados como possível lavagem de dinheiro nas buscas ao estádio da luz.

A CMTV tem feito especiais diários de duas a três horas, com rotação de painel, onde se fala sistematicamente do Sporting e do Bruno. E não são diálogos construtivos. São ataques pessoais, procurando desacreditar e descredibilizar o Presidente do Sporting Clube de Portugal, seguindo as práticas de desinformação baseadas em FUD (Fear, uncertainty and doubt).

Somamos a isto, os pequenos minions que nas redes sociais vão agindo como veículos da mensagem. No último mês, apareceram centenas de perfis falsos que vão dando eco ao que se diz nos correios da manhã desta vida e que procuram semear a discórdia entre os Sportinguistas.

Luís Paixão Martins, fundador da LPM Comunicação e responsável pela comunicação do Porto nos tempos do Apito Dourado, é, para mim, o ponta de lança da campanha de FUD. "Fear, uncertainty and doubt" traduz-se em "Medo, incerteza e dúvida". E querem melhor exemplo que a imagem ao lado?



E para quê tudo isto?

Bruno de Carvalho, sete títulos europeus em cinco anos, é o democraticamente eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal. Neste momento, querem a todo o custo impedir esse Presidente de fazer com que o Sporting fique com 90% da SAD. Os prejudicados? O Sporting e os Sportinguistas. Mas há em nós força e poder para que isto não aconteça! Haja coragem para não deixar cair o Sporting!






Comentários

  1. Muito bem! Concordo. Viva, o Sporting Clube de Portugal!

    ResponderEliminar
  2. BdC só precisa de bom senso na comunicação, deve ter recato e resguardar-se, o Fernando Correia comunica muito bem!!

    Depois é deixá-los falar, falar, falar porque de repente toda a gente vai perceber que mentem, mentem, mentem, mentem......

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  3. Completamente de acordo. E sinto mesmo uma impotência enorme, porque vejo uma minoria ter mais voz, mais tempo de antena, mais visibilidade, do que uma maioria que prefere manter a atual direção. Isto só vai lá com o voto mesmo.

    ResponderEliminar
  4. Nunca como hoje foi necessária a união dos sportinguistas em torno de uma direcção que, perante todos os ataques, pressões e chantagens, tem lutado contra tudo e contra todos (alguns que se dizem sportinguistas) na defesa do Sporting e do seu futuro.

    ResponderEliminar
  5. Mas não era óbvio??

    O que está REALMENTE em causa, é a coisa que tem e pode gerar milhões e milhões... e a questão NÃO É ELEIÇÕES, é afastar ou ELEMINAR esse tal de BdC, pois ele está entre o tesouro e a ganância e interesses de muitos.

    Sinceramente não vejo alternativa ao Bruno, goste-se ou odei-se (eu para mim é igual ao litro, quem tem de gostar dele é a mulher dele) ou o Sporting continua com um Bruno (este ou outro igualzinho no q importa realmente), ou então o Sporting tem de ter um "DONO" em nome da estabilidade... ou os Sportinguistas unem-se de AÇO MESMO, ou então tem de haver alguém com chicote, ou melhor, a vossa opinião, podem andar à portada todos os dias, conta absolutamente para nada, PODE HAVER ELEIÇÕES TODOS OS DIAS Q ISSO CONTA TAMBÉM ABSOLUTAMENTE PARA NADA... pois o Sporting tem um "DONO" (a SAD), e lá dentro existem "profissionais" como nas grandes empresas, MÃO DE FERRO, e zero de Marta SóAres e similares (ninguém se demite por da lá aquela palha, todos são 200% profissionais)

    Quando estúpidos a quem é mais fácil tirar chupa-chupas do que a crianças, não se conseguem entender, tenho que reconhecer que o modelo dum "DONO" faz todo o sentido, não podemos ser hipócritas, o modelo faz sentido. .. SÓ QUE NÃO É PARA Mim (e como eu muitos milhares, pois o clube passou de 95 mil para 170 mil) , dar dinheiro a este tipo de escumalhas é demais para o meu estômago, e se estive mais de 20 anos sem clube desde João Rocha (tenho 54) menos custa voltar ao mesmo. .. desta vez ainda mais afastado, pois detesto ver homens de 3a idade a chorar na TV suplicando POR FAVOR NÃO ACABEM COM O MEU SPORTING... (parte o coração! VOTAR É OU DEVIA SER UMA GRANDE RESPONSABILIDADE. . sem mais considerações. . )

    ResponderEliminar
  6. Plenamente de acordo.

    E enquanto tudo o que relata se passa, blogs como Leoninamente, Sangue Leonino e Es a Nossa Fe fazem posts diarios vergonhosos e ofensivos contra BdC.

    Hoje, o pior dos pseudo blogs Sportinguistas passa os limites apelidando BdC de Kim Jong Bruno. Perguntem ao seu bloguista-mor, Pedro Correia, quem sao os jornaleiros que o apoiaram no lançamento do seu último livro, e para que Grupo de Media trabalham (Cofina).

    Quem ataca BdC ataca o Sporting. E muitos fazem-no porque querem agradar aos seus reais donos. Haja coragem de denunciar isto.

    ResponderEliminar
  7. Mas o Bruno é que é maluqinho. "Epah esperem la que ele, ao ler o acordao, tirou-nos 4horas de discussao. No que é que podemos pegar agora? Epah, dizemos q o gajo n sabe ler...".
    So acho que o BdC fez mal em nao aceitar a tal cimeira co LFV. Aceitava encontrar-se, informava a PJ do encontro e levava uma escuta ou outra merda qualquer. Se o fazem nos filmes pq n o fazer na real life?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário