Tiago Ilori, o que pensar?



O demasiado fumo que se cheira sobre Tiago Ilori faz-me acreditar que o seu anúncio como jogador do Sporting Clube de Portugal está para breve e isso leva-me a analisar a sua saída do Sporting em 2013.

Comece-se pela frase que todos temos na cabeça: "Estava preparado para ficar dois anos sem jogar". Foi a frase elevada a parangona pelo jornal desportivo O Jogo depois da saída. Olhemos para o conteúdo concreto.

Sem renovar, estava preparado para ficar até dois anos sem jogar? 
Sim, estava. Acho que faria o que fosse necessário. Se não me iam deixar jogar porque eu não renovava, não fazia sentido obrigarem-me a ficar no Sporting, ainda por cima tendo uma proposta. Assim, arriscavam-se a não ganhar nada daqui a algum tempo. [..] senti que estava a ser pressionado para assinar um contrato que eu não queria assinar. Com mais dois anos, não tinha que assinar nada. Sentia-me nesse direito.
Portanto, a frase nasce de uma pergunta do jornalista e está relacionada com a possibilidade de ser afastado da equipa por não querer renovar contrato. Ainda assim, Ilori disse que nunca lhe passou pela cabeça a via litigiosa.

Tentar a saída por uma via legal nunca foi uma hipótese?Nunca, nunca. Queria fazer tudo para que isso não acontecesse.

Quando questionado sobre os colegas que renovaram, respondeu:

Cada um tem que tomar a sua decisão. Acho que nenhum deles fez mal. Eles é que sabem o que pretendem do clube e o que o clube pretende deles. Se isso foi o melhor para eles, então acho muito bem que tenham assinado. E se aceitaram as condições é porque alguma coisa está bem.
E Ilori terminou a entrevista com:

"Só quero que fique uma coisa bem clara: gosto muito, mas mesmo muito, do Sporting."

Tendo lido a entrevista mais do que uma vez para tentar tirar o máximo de sumo possível há um conjunto de coisas que foram passado pela cabeça.

As que prejudicam a minha ideia da vinda de Ilori


  • Queremos convencer o Tiago Djaló a renovar e acabamos por passar a imagem de que é ok sair e voltar sem problemas
  • Durante estes cinco anos, Ilori nunca manifestou simpatia pelo Clube publicamente
  • Parece não ter evoluído enquanto jogador
  • O Sporting deu todas as condições a Ilori para ter uma carreira e viu-se privado dele cedo demais

As que amenizam a minha ideia da vinda de Ilori


  • O Sporting vinha da pior época da sua História e Ilori ainda era relativamente jovem
  • João Mário e Slimani também fizeram birras e gostava de os ter de volta
  • Matheus Pereira esteve no Mónaco e voltou
  • Caneira até ao Benfica foi emprestado e regressou a Alvalade
  • Ilori era um dos centrais mais promissores da Academia na sua época de estreia

Posto isto, o que pensar da possível vinda de Tiago Ilori para o Sporting?

Não é uma decisão fácil. Três milhões, o valor que se fala, é uma quântia interessante para um jogador como Ilori. O valor desportivo parece-me inegável, mesmo não tendo provado lá fora, tem todas as características físicas e psicológicas para vingar na nossa liga. A nível de Sportinguismo, se vier, gostava que tivesse uma atitude para com os sócios e adeptos do Clube, admitindo que errou na saída. 




Comentários

  1. Para mim não vinha, juntamente com Luis Philipe e Geraldes vai apenas ser mais um suplente...

    ResponderEliminar
  2. Por minha vontade nunca mais vestia a camisola do Sporting.
    Ainda por cima tudo me leva a pensar que é mais um para vir integrar a legião de cepos que temos no clube... e que já não são poucos.

    ResponderEliminar
  3. Oh Paulo isso é que não... se no Sporting há cepos o que dizer então nos outros!?... por exemplo no Porto com o seu exaltado Marega de suberbo recorte técnico (não me faças rir! ).

    Se Ilori está em forma e continua quase tão rápido quando saiu (há testes para isso, e ninguém sabe melhor q o Presidente ) ... então é uma boa opção...

    Isso de ser "incentivado a sair a todo o custo"... vem na mesma lógica do Bruma, e do que tentaram fazer ao Sporting com BdC (ou com quem q quer q fosse o Presidente) , o Sporting para sair do fosso financeiro, era para ser como o Belenenses e vender a SAD. MAIS! porquê é que achas que muitos jogadores rescindiram? (o mesmo tipo de pressão com um incentivo extra).

    O Problema de Ilori, como Bruma e muitos outros, é que nos principais Campeonatos "O RITMO É OUTRO, APESAR DE PODEREM DAR CARTAS TECNICAMENTE E OU SER RÁPIDOS"... e eles não saem da formação do Sporting com o "Traquejo Físico " adequado para enfrentarem essas realidades (nem de longe... A MENOS QUE TREINASSEM COM O FERNANDO FERNANDES, PARA SEREM CAMPEÕES EUROPEUS DE KICKBOXING, com tudo, incluindo alimentação, controlo de peso e todos os suplementos alimentares permitidos).

    ResponderEliminar

Enviar um comentário