Jesus e os presidentes detidos - coincidência ou maldição?

 


Não há maneira de fugir ao tema da semana, Luís Filipe Vieira foi bater com as costas na prisão. Mas não foi o primeiro dirigente de um clube português a ser detido, antes pelo contrário. E muitos deles têm alguém na sua vida em comum: Jorge Jesus!

José Maria Salvado é um nome incontornável da história do Clube de Futebol do Estrela da Amadora. foi presidente entre 1996 e 2002 e é condenado em 2017 por autoria de um crime de peculato e um de falsificação de documentos (apropriou-se indevidamente de 1,8 milhões de euros na altura em que foi presidente dos tricolores). Jorge Jesus foi seu treinador entre 1998 e 2000.

Autor da célebre frase "No futebol o que hoje é verdade, amanhã é mentira", Pimenta Machado é outro nome que se confunde com a história do futebol português. Ao longo das várias audiências, que se iniciaram em Maio de 2007, estiveram em debate as contas do Vitória de Guimarães, nomeadamente os movimentos feitos para as contas de Pimenta Machado ou de sua mulher, das verbas transferidas para uma firma “off-shore”, de que era proprietário, ou de um empréstimo que fez num banco suíço, em nome pessoal e que terá alegadamente usado para comprar atletas. Jorge Jesus foi seu treinador de 2003 a 2004.

Bruno de Carvalho já se encontra ilibado das acusações que o levaram à detenção em Novembro de 2018. Jorge Jesus foi seu treinador de 2015 a 2018.

Luís Filipe Vieira, vulgo "primeiro-ministro" ou "novo dono disto tudo". Rosto dos "e-mails" e dos "vouchers". Detido esta semana, para alegria de todos os amantes do desporto nacional. Jorge Jesus foi seu treinador de 2009 a 2015 e de 2020 até à actualidade.

De notar que também Flávio Godinho, ex-dirigente do Flamengo, foi detido no Brasil uns meses antes de Jorge Jesus chegar. E António Salvador apenas se salvou graças à empregada doméstica.

É preciso ter muito azar...




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma doença chamada "adeptos complexados"

Estará a SportTV a bloquear a antecipação da centralização dos direitos televisivos?

Todo o burro come palha, a questão é saber dar-lha e estes dois sabem...