João Mário - O que pensar de tudo isto?

 


Desde há um par de semanas que vai ganhando contornos de realidade a possibilidade de ver João Mário a jogar pelo Benfica.

Não é uma situação fácil para os adeptos do Sporting mas vamos tentar racionalizar um pouco sobre o tema.

Primeiro é importante dizer que João Mário é um jogador de uma classe inegável. Tem uma capacidade acima da média para segurar a bola e é um dos responsáveis directos por o Sporting ter sido Campeão Nacional na última época. Também é relevante dizer que João Mário foi pai recentemente e é provável que não tenha vontade de andar a correr o mundo agora.

A importância no balneário

Inegável! João Mário é uma lenda do Sporting. Um jogador campeão europeu a dar conselhos a Dário Essugo, por exemplo. Uma pessoa inteligente e que sabe falar. De notar que parte da decisão de João Mário regressar ao Sporting foi a possibilidade de estar no Europeu e isso não se concretizou mas Palhinha, Nuno Mendes e Pedro Gonçalves acabaram por ir. Para o ano há mundial e é claro para todos que é mais fácil convocar jogadores do Benfica.

Alguns números

Valor de mercado: 12 milhões

Valor oficioso pedido pelo Inter: 8 milhões

Valor teoricamente oferecido pelo Sporting: 5 milhões

O salário de João Mário ultrapassa em larga escala o tecto máximo do Sporting mas acredito que, sem factores externos, isso não seria um problema. Já o Benfica, diz-se, oferece 4 milhões brutos/ano.

Durante a época passada, João Mário, marcou dois golos e fez uma assistência. O seu futebol não se resume a isto mas é um dado importante.

A cláusula anti-rivais, no valor de 30 milhões, não faz sentido ser discutida neste post. Se João Mário assinar pelo Benfica isso será um tema à parte.

A importância para Rúben Amorim

Rúben Amorim é um treinador de convicções e raramente abdicou de João Mário ao longo da época. Mas também foi ensaiando alternativas. Lembrar que os dois últimos jogos da época, Benfica e Marítimo, começam com um meio-campo formado por Daniel Bragança e Matheus Nunes.

Depois da derrota na Luz, Rúben Amorim disse que tinha colocado aquele meio-campo a pensar no futuro do Sporting e aqui podemos ler de duas maneiras. Ou Rúben Amorim queria mandar um recado à direção, dizendo que João Mário e Palhinha eram fundamentais ou quis começar a dar minutos e a tirar notas com os novos elementos. Tendo em conta o que se viu no final de 19/20, acredito mais na segunda hipótese.

Hugo Viana e Varandas contrataram Paulinho, com enorme esforço financeiro, porque acreditaram nas convicções de Rúben Amorim. O mesmo aconteceu com Ricardo Esgaio. Assim sendo, se João Mário fosse imprescindível para Rúben Amorim, já tinha sido comprado. É provavelmente muito importante mas, pelo esforço financeiro, talvez Ugarte agrade mais.

Não sendo imprescindível, o Sporting joga com o tempo com o Inter. Oferecendo um valor que crê ser justo e espera que João Mário faça pressão do seu lado. Esta estratégia pode correr bem ou mal. Até ver, parece que vai correr mal porque apareceu um Benfica, após almoço na Mealhada, a tentar aproveitar-se da situação. 

A destruição de um ídolo

Basta ver a a alegria de João Mário quando se sagrou campeão nacional pelo Sporting para perceber que é Sportinguista até ao osso mas também quererá ter uma carreira onde faça o mais dinheiro possível. João Mário pode ser imortalizado na galeria do Sporting Clube de Portugal ou transformar-se num traidor aos olhos dos adeptos. E tudo isto apenas numa decisão. Que escolha bem.

Alternativas

Para posse de bola, claramente, Daniel Bragança. Para verticalidade temos Matheus Nunes e, talvez, Ugarte.

E agora?

Aguardemos... Não faz sentido sofrer por antecipação. E, mesmo que vá, ainda haverá Sporting!


Comentários

  1. Parece claro que é um investimento caro para o Sporting... pois segundo li ontem, o investimento no João Mário dará para pagar os cinco médios da equipa.
    Na minha opinião... o jogador procura o melhor para si na curta carreira de jogador... o jogador já nos deu muitas alegrias e o titulo de campeão... não o critiquemos. Já tivemos jogadores importantes que não chegaram a dar-nos o titulo e sairam.
    Boa viagem e boa sorte João Mário... serás sempre um dos nossos! Obrigado!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Uma doença chamada "adeptos complexados"

Luis Enrique elogia mudança de Sarabia para o Sporting

Estará a SportTV a bloquear a antecipação da centralização dos direitos televisivos?